PF dobra número de agentes atuantes na Operação Zelotes

Data: 01/04/15

A Polícia Federal dobrou o número de agentes envolvidos na Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), espécie de "tribunal" que julga recursos de grandes contribuintes em débito com a Receita Federal.

O esforço é para a análise do farto material apreendido em escritórios e nas casas dos investigados durante a Operação Zelotes, deflagrada na última quinta-feira (26). Além de veículos de luxo e R$ 1,8 milhão em espécie, os policiais recolheram muitos documentos sobre os processos sob suspeita.

A Zelotes apura suposto pagamento de propina a conselheiros do Carf, em troca de extinção ou redução dos débitos com a Receita. Ao todo, estão sob suspeita de participar do esquema 74 contribuintes.

Leia mais notícias sobre Política no R7

Entre eles há gigantes dos setores bancário, frigorífico, telefônico, além de montadoras, empresas de energia e estatais, como a Petrobras.

Desde a última quinta-feira (26), ao menos 19 pessoas foram ouvidas pela PF, nove conselheiros e ex-conselheiros do Carf. Também prestaram depoimento assessores de integrantes do conselho e outros citados na operação, entre eles João Inácio Puga, do Conselho de Administração do Banco Safra.

Petrobras afirma que tomou conhecimento da operação zelotes por meio da imprensa

Ele teria participado de operação para pagar R$ 28 milhões de propina a conselheiros do órgão, conforme reportagem publicada nesta quarta-feira (1º) pelo jornal "O Globo". O Safra não comentou o assunto.

A Justiça Federal decretou quebras de sigilos bancário e fiscal de envolvidos, além da indisponibilidade de bens.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ