Pauta travada por MP, terceirização e Segurança Pública

Data: 06/04/15

A MP 660/14, que dispõe sobre a situação de servidores dos ex-territórios, passa a trancar a pauta do plenário a partir da terça-feira (7). A medida foi aprovada pela comissão mista na última semana e precisa passar pelas duas casas legislativas; é o primeiro item da pauta. O segundo item, o PL 4.330/04, já conta com pedido de regime de urgência, e deve ser discutido assim que a pauta for liberada.

O PL 4.330 dispõe sobre a regulamentação da terceirização. Um dos seus pontos mais polêmicos é a possibilidade de terceirização em relação a qualquer das atividades das empresas privadas, públicas ou de economia mista. Os sindicatos temem a precarização das relações trabalhistas. A medida consta do substitutivo da CCJ, elaborado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA).

O texto também não garante a filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa, o que, na visão dos sindicatos, fragilizará a organização dos trabalhadores terceirizados. Quanto às responsabilidades da empresa contratante do serviço terceirizado, o substitutivo prevê que ela somente responderá solidariamente com a contratada se não fiscalizar os pagamentos devidos aos contratados.

Apesar dos pontos polêmicos, Arthur Maia afirmou na última semana que já conta com o apoio de boa parte dos representantes dos trabalhadores. Em entrevista coletiva, o relator afirmou que apenas a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) ainda estão contra, "mas apoiam parte da proposta".

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ