Segurança Pública

Data: 06/04/15

A Câmara dos Deputados tem aprovado recentemente uma série de projetos relacionados à segurança pública. Todos endurecendo as penas contra determinados crimes.
 
Entre os projetos, tem o que aumenta a pena para crimes cometidos contra policiais e agentes da segurança. Outro que endurece as punições para quem usar dinamite para explodir caixas eletrônicos.
 
Tem ainda o que aumenta a pena para estelionato contra idosos e para corrupção ou aliciamento de menores de 18 anos. Além da polêmica aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
 
O professor da Fundação Getúlio Vargas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, acredita que é preciso atacar as causas da violência.
 
Sonora
 
O secretário de Segurança do Distrito Federal, Arthur Trindade, ressalta que é mais eficiente mudar a forma de trabalho das polícias.
 
Sonora
 
Muitos desses projetos, como sofreram alterações, ainda devem passar pelo Senado. A redução da maioridade penal, por se trata de uma mudança na Constituição, tem que ser apreciada por uma comissão especial. Depois, ser aprovada em dois turnos, na Câmara e no Senado, por pelo menos três quintos do número total de parlamentares. Ou seja, na Câmara, é preciso a aprovação de 308 dos 513 deputados.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ