Justiça agenda interrogatórios de executivos de empreiteiras

Data: 07/04/15

Sócios e dirigentes de construtoras envolvidas na Lava Jato vão prestar depoimento sobre fraudes na Petrobras nos dias 4, 6, 8, 11 e 13 de maio

A Justiça Federal agendou os interrogatórios dos executivos de empreiteiras presos pela Operação Lava Jato. Detidos desde novembro, dirigentes de Camargo Corrêa, UTC Engenharia, OAS, Mendes Júnior, Engevix e Galvão Engenharia vão sentar pela primeira vez no banco dos réus e responder em audiências aos questionamentos do juiz federal Sérgio Moro e do Ministério Público Federal.


Os empreiteiros foram presos no dia 14 de novembro de 2014, quando a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram a sétima fase da Operação Lava Jato, conhecida como Juízo Final e focada no braço empresarial do esquema de corrupção que desviou mais de dois bilhões de reais da Petrobras.

Os executivos serão interrogados na Justiça nos dias 4, 6, 8, 11 e 13 de maio. João Ricardo Auler, presidente do conselho de administração da construtora Camargo Corrêa, será o primeiro a responder os questionamentos do MPF e do juiz Sérgio Moro. Ele será ouvido às 9h30 do dia 4 de maio. No mesmo dia, o dono da UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa, prestará depoimento às 14 horas. Todos os executivos presos serão escoltados da carceragem da Polícia Federal em Curitiba ou do Complexo Médico-Penal em Pinhais para a sede da Justiça Federal no Paraná.


Os dois principais delatores da Lava Jato, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, vão prestar depoimento nos dias 28 e 29 de abril. Ainda vão ser ouvidos o ex-diretor de Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró e Fernando Antônio Falcão Soares, o principal lobista do PMDB na estatal.


Também serão interrogados até o fim de maio os executivos Dalton Avancini e Eduardo Leite, da Camargo Corrêa, que foram libertados recentemente, beneficiados por acordo de delação premiada acertado com o Ministério Público.
Desde o início das ações penais, foram ouvidas dezenas de testemunhas de defesa em outros Estados, a maioria por videoconferência. O interrogatório dos acusados é o último ato de instrução no processo penal, sendo seguido pelos debates entre as defesas dos acusados e o Ministério Público. Em seguida, ocorre o julgamento.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ