Câmara dos Deputados: agenda da Segurança Pública

Data: 13/04/15

14,15 e 16 de abril

Material apreendido
Os deputados podem votar o PL 2.505/00, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que determina que o material apreendido pela Polícia Federal, fruto de contrabando e que possa vir a ser usado no combate ao crime, deverá ser repassado às Secretarias de Segurança Pública Estaduais e à Polícia Federal. É o item 6 da pauta.

O parecer da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional foi pela aprovação, com substitutivo (relatoria do deputado Antonio Carlos Pannunzio). Na Comissão de Finanças e Tributação, o relator, deputado André Figueiredo, se pronunciou pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária do PL e do substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e, no mérito, pela aprovação. Na CCJ, o parecer do relator, deputado Felipe Maia, foi pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste, com Substitutivo; e pela inconstitucionalidade, injuridicidade, má técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do Substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Informações
Ainda sobre segurança pública, os deputados poderão analisar o PL 8.122/14, do deputado licenciado Pedro Paulo (PMDB-RJ). A proposta determina que os estados e o Distrito Federal encaminhem taxas de elucidação de crimes ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Na CCJ, o parecer do relator, deputado Carlos Marun, foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. Está pendente de parecer das comissões: de Trabalho, de Administração e Serviço Público (relator é o deputado Benjamin Maranhão); de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Finanças e Tributação. É o item 8.

Política Nacional de Inteligência
Está prevista (item 10 da pauta) a primeira sessão de discussão, em primeiro turno, do Projeto de Decreto Legislativo 1.570/01, que encaminha ao Senado Federal, nos termos do art. 5º § único, e 6º § 1º da Lei nº 9.883/99, para exame e sugestões, ao texto da proposta de Política Nacional de Inteligência, que define os objetivos e estabelece as diretrizes para os órgãos encarregados do exercício da atividade de inteligência no país.

Responsabilidade do Estado
Item 7 da pauta, está prevista a discussão em turno único do PL 412-A/2011, que dispõe sobre responsabilidade civil do Estado, definindo regras para a reparação em face dos danos causados por agentes estatais aos cidadãos, dando caráter alimentar às indenizações. Conta com parecer da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, pela aprovação, e dos PLs 923/11 e 2763/11, apensados, com a redação dada ao PL 412/11 (relatoria do deputado André Figueiredo). Pendente de parecer das comissões de Finanças e Tributação (relator é o deputado Edmar Arruda ); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (relatoria do deputado Efraim Filho). Também está apensado o PL 686/15.

Receptação
Item 11, está pronto para apreciação do Plenário o PL 779-A, de 1995, que eleva as penas previstas para o crime de receptação, modificando o artigo 180 do Código Penal. O parecer da CCJ foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição (relatoria do deputado Ibrahim Abi-Ackel). Propõe o aumento da pena por receptação para 4 a 10 anos e multa, e por receptação culposa para 6 meses a 2 anos e multa. Estão apensados os PLs 1.234/99, 5.586/01, 6.726/02, 7.435/02, 588/03, 2.804/03, 5.563/05, 5.925/05, 60/07, 5.636/09, 109/11, 222/11, 1.707/11, 5.683/13, 5.995/13, 7.382/14, 8.137/14, 277/15 e 476/15.

Aumento de pena
Poderá ser apreciado o PL 6.701/13 (item 12 da pauta), que altera o art. 319-A do Decreto-Lei 2.848/1940 (Código Penal), para aumentar a pena pelo crime praticado por diretor de penitenciária e/ou agente público que deixa de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado acatou o parecer, pela aprovação, do relator, deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG), contra o voto do deputado Jair Bolsonaro. Ainda aguarda parecer da CCJ, sob a relatoria do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Fundo Penitenciário
O item 13, para discussão em primeiro turno, é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 13/15, que altera a redação do art. 3º da Lei Complementar 79, de 7 de janeiro de 1994, que cria o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), e dá outras providências. Aguarda parecer das comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde foi designado relator o deputado Fausto Pinato.

Crianças e adolescentes
Na pauta a discussão, em turno único, do PL 1.404/2011, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para prever a infiltração de agentes da polícia na internet com o fim de investigar crimes contra a liberdade sexual de criança ou adolescente. Pendente de parecer das comissões de Seguridade Social e Família (relatoria do deputado João Campos); de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (relatoria da deputada Cristiane Brasil). É o item 14.

“PEC da Bengala”
A PEC 457/05 aguarda a votação em segundo turno e consta como item 17 da pauta. Oriunda do Senado (PEC 42/03), a proposta altera o art. 40 da Constituição Federal, relativo ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Trata da aposentadoria compulsória aos 75 anos de ministros do Supremo Tribunal Federal, dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União.

A proposta está na pauta por razões nada republicanas. A intenção da oposição é aprovar a PEC a fim de evitar que Dilma indique mais ministros para o Supremo até o fim de seu mandato em 2018.


Segurança pública nas fronteiras
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza na quarta-feira (15), às 14h30, audiência pública para debater a segurança pública na faixa de fronteira.
Foram convidados o prefeito de Cáceres (MT), Francis Maris Cruz, e representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa, do Departamento de Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência. Local a definir.


CPI do Sistema Carcerário
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário realiza reunião na terça-feira (14) para definição do roteiro de trabalho e deliberação de requerimentos, às 14h30, no plenário 13. Entre os requerimentos, foi apresentado um para realização de audiência pública sobre a situação carcerária no Rio Grande do Norte e no Acre, com representantes das secretarias estaduais de Segurança Pública, de Justiça e Direitos Humanos, e das varas de Execuções Penais e dos sindicatos dos Agentes Penitenciários.

O relator da CPI, deputado Sérgio Brito, apresentou ainda requerimento em que convida o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos Pinto de Vitto, para ser ouvido na comissão. Preside a comissão o deputado Alberto Fraga (DEM-DF).




CPI da Petrobras
Na terça-feira (14), às 9h30, a comissão realiza audiência pública com o presidente da Setal Engenharia e executivo da Toyo Setal Empreendimentos, Augusto Mendonça Neto.

Na quinta-feira (16), o debate é com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Os locais ainda serão definidos.


Desarmamento
Será instalada na terça-feira (14), às 14h30, a comissão especial sobre o desarmamento (PL 3.722/12), quando também ocorrerá a eleição do presidente e vice-presidentes. O local ainda não foi definido.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ