FENAPEF esclarece os efeitos das últimas decisões do STF acerca da atualização monetária de Precatórios e RPV’s

Data: 15/04/15

Até 2009, os Precatórios-PRC’s e Requisições de Pequeno Valor-RPVs eram pagas com atualização monetária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial-IPCA-E.

Com o advento da Emenda Constitucional-EC nº 62/2009, a atualização monetária passou a ser feita com base na Taxa Referencial-TR. Assim, as atualizações dos PRC’s e RPV’s pagas nos anos de 2010 até 2013, se deram com base na TR.

Contra a EC 62/2009 foram propostas as Ações Diretas de Inconstitucionalidade-ADIs nº 4.357 e 4.425, tendo o Supremo Tribunal Federal-STF decidido em 2013 pela inconstitucionalidade da TR e firmado o IPCA-E como índice de atualização monetária de PRC’s e RPV’s pagas pela União.

Naquela oportunidade o STF não modulou os efeitos de sua decisão, entretanto, a União se adiantou e reservou os valores para pagamentos de PRC’s e RPV’s, nas Leis de Diretrizes Orcamentárias-LDO’s de 2014 e 2015, com base na atualização pelo IPCA-E.

Contudo, nas vésperas do pagamento dos PRC’s de 2014, em novembro, a Ministra Nancy Andrighi, na função de Corregedora Nacional de Justiça, proferiu decisão determinando que os Precatórios e RPVs fossem pagos com atualização monetária pela TR e não pelo IPCA-E, alegando que uma decisão proferida em sede de Ação Cautelar pelo Min. Luiz Lux, em 2013, que determinou o prosseguimento do pagamento dos precatórios nos moldes praticados antes da declaração da inconstitucionalidade, com base na TR, que tinha como destinatários Estados e Municípios, também alcançavam os PRC’s da União.

Na decisão, a Ministra também determinou que os valores resultantes da diferença a maior ficassem acautelados nos próprios Tribunais Regionais Federais-TRFs para serem posteriormente devolvidos à União ou pagos aos beneficiários dos PRC’s de acordo com o que ficasse definido pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça-CNJ.

A referida decisão foi contestada pelo Conselho Federal da OAB que ingressou com a Ação Cautelar nº 3764/DF, junto ao Supremo Tribunal Federal-STF, tendo o Ministro Luiz Fux deferido medida liminar, afirmando que a decisão de 2013, não alcançava os PRC’s e RPV’s da União e que estes deveriam ser atualizados com base no IPCA-E.

Com a decisão do Min. Fux a decisão da Corregedora Nancy perdeu o efeito. Ainda que o Ministro não tenha determinado expressamente que fossem liberados os valores referentes às diferenças a maior aos beneficiários, tal providência deverá ser adotada pelo CNJ que oficiará aos TRFs para que promovam o devido recálculo.

Paralelamente a essa decisão, o STF modulou os efeitos da decisão proferida nas ADI’s 4.357 e 4.425, tendo que declarando que sentença não retroagiria (ex nunc) aos anos de 2010 até 2013, em razão disso quem recebeu PRC’s e RPV’s nesses anos não terá direito ao pagamento de nenhuma diferença.

Já os PRC’s pagos em 2014 (novembro), bem como as RPVs pagas no ano de 2014 (depois de novembro) e em 2015 (janeiro, fevereiro, março e abril), terão direito ao recebimento das diferenças pagas a menor.

As RPVs pagas anteriormente a novembro de 2014 já foram pagas com a correção monetária pelo IPCA-E.

As RPVs pagas a partir de maio de 2015 já serão depositadas com atualização monetária pelo IPCA-E.

No caso dos processos da FENAPEF, terão maiores diferenças a receber os beneficiários da GOE, já que os valores e o tempo que incidirão as correções são maiores. Já no caso dos 3,17%, em razão de ter havido atualização imediatamente antes das expedições dos precatórios e RPVs, os valores não serão significativos.

O Setor de Precatórios do TRF 5 informou que os cálculos e pagamentos serão processados nos autos dos próprios precatórios e RPVs. O Tribunal, entretanto, não soube informar o prazo em que tais medidas serão efetivadas.

O Diretor Jurídico Adair Ferreira, afirmou que a FENAPEF noticiará aos Sindicatos afiliados quando da disponibilização dos valores, bem como os procedimentos para saque dos valores.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ