O motivo da PGR

Data: 22/04/15

Embora as disputas de poder entre a Polícia Federal e o Ministério Público sempre tenham existido (leia aqui e aqui), a guerra atual, em torno da operação Lava-Jato, esquentou por outro motivo. Por trás dela está a chamada PEC da Autonomia.



Sonhado por dez entre dez delegados e execrado por dez entre dez procuradores, o projeto propõe dar autonomia administrativa, funcional e orçamentária à Polícia Federal.

Ao tomar conhecimento da movimentação de representantes da categoria pelo Congresso (leia mais aqui), a PGR decidiu colocar o pé no acelerador e peitar uma briga que, cedo ou tarde, seria detonada.

Na quarta-feira passada, por exemplo, no mesmo dia em que Teori Zavascki atendeu a pedido de Rodrigo Janot para suspender os depoimentos da Lava-Jato, o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio, esteve, mais uma vez, no Congresso. Reuniu-se com Humberto Costa para defender a PEC.

Há uma semana, Leôncio também esteve com Eduardo Cunha, fazendo um discurso semelhante. Na semana anterior, sua visita foi a Arthur Lira, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Os três parlamentares são investigados na Lava-Jato.

Leôncio nega que tenha conversado sobre a Lava-Jato em qualquer um dos seus encontros com os congressistas. Muitos políticos, porém, dizem o contrário.

Diz Leôncio:

- Se a PGR seguir o exemplo dos procuradores nos inquéritos policiais da Lava-Jato em Curitiba, que respeitam a autonomia do trabalho da Polícia Federal, haverá os mesmos bons resultados.

Por Lauro Jardim

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ