Nota de Esclarecimento

Data: 22/04/15

Procuradores da República rebatem críticas corporativas e se manifestam contra a PEC 412/2009

Brasília (16/04/2015) - A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público esclarecer que a condução das investigações relacionadas à operação Lava Jato cabe, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, ao Procurador-Geral da República, como proclamado pela Suprema Corte. Não há qualquer dissenso institucional em relação a esta titularidade, que não será turbada por demandas e insatisfações de cunho meramente corporativo. Os procuradores da República reiteram sua inteira confiança na Polícia Federal - notadamente em seu dever prioritário de cumprir mandados judiciais -, sem que entretanto isso signifique reconhecer pretensões a tarefas perante o Judiciário que não lhe competem, como já reconhecido, no caso, pelo próprio STF. A investigação não é um fim em si mesmo e é feita tão-somente para subsidiar a convicção do Ministério Público, titular constitucional e privativo da ação penal pública.

Quanto à Proposta de Emenda à Constituição nº 412/2009, que prevê a autonomia funcional, administrativa e de elaboração de proposta orçamentária da Polícia Federal, a ANPR estima que a medida atenta gritantemente contra o Estado de Direito e não encontra semelhança em nenhum outro país, seja democrático ou tirano.

Defendida em rede nacional por entidades de classe ligadas ao Departamento de Polícia Federal, a PEC prevê em última análise um modelo inconcebível em que agentes armados não estariam subordinados a autoridades civis e submetidos ao regime hierárquico. Há que alertar que a independência funcional não se concilia com instituições armadas.

Não apenas isso: a proposta pretende retirar do Ministério Público o controle externo da atividade policial e o exercício da supervisão criminal, pois, ao se conferir – ainda que por via transversa – independência funcional e administrativa à polícia, está-se, em verdade, mitigando o artigo 129-VII e VIII da Constituição, o que representa desenganado retrocesso em uma conquista histórica de, pelo menos, 20 anos. A tarefa de conceber e executar políticas de segurança pública cabe, no atual modelo constitucional, ao Poder Executivo, cujo titular é eleito democraticamente; jamais a uma pretensa autarquia armada, inteiramente alheia a quanto se decide pelo voto popular.

É preciso lembrar que a Constituição de 1988, para coibir os abusosa exemplo dos praticados pela polícia durante a ditadura militar, consagrou, como peça fundamental do referido sistema de freios e contrapesos, o controle externo da atividade policial ao Ministério Público.

Se aprovada, na prática, a PEC 412/2009 criará perigosa organização hermética, indômita, incontrolável e tutelada por pares, sem qualquer vínculo institucional com as balizas do Estado de Direito.
Cientes de que cabe ao Congresso Nacional avaliar a proposição, os procuradores da República estão inteiramente convictos de que os parlamentares saberão separar o joio do trigo no que diz respeito a proposições legislativas que têm viés meramente corporativo daquelas que, de fato, aprimoram o combate à criminalidade e servem à sociedade. 

Alexandre Camanho de Assis
Procurador Regional da República
Presidente da ANPR

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ