Polícia Federal cumpre novos mandados de busca e apreensão por fraudes contra o INSS

Data: 24/04/15

A 4ª fase da operação aconteceu na manhã desta quinta-feira e recolheu computadores e documentos relacionados à previdência social
A Polícia Federal (PF) de Santa Maria deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a 4ª fase da Operação Mendax, que investiga fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho.


Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia, despachantes e casas de pessoas que também estariam envolvidas nas fraudes. Algumas delas já prestaram depoimento como testemunhas nas outras fases da operação, mas, até então, não foram investigadas. Após a análise de documentos recolhidos, elas passaram a constar como investigadas.

Os seis mandados foram cumpridos simultaneamente e recolheram computadores e documentos relacionados à previdência social. Segundo a assessoria de comunicação da PF, esses novos documentos devem ser analisados nos próximos dias, e, provavelmente, não trarão novas informações ao processo, mas vão ajudar a comprovar as fraudes que já existem e estão sendo investigadas.

De acordo com o delegado da PF Rafael França, os policiais encontraram elementos que comprovam que um dos investigados teria encaminhado benefícios fraudulentos para, pelo menos, dez pessoas da família, o que acabou gerando pagamentos indevidos.

Ainda de acordo com França, a operação já está se encaminhando para a fase final, e deve ser encerrada depois que todos os envolvidos forem ouvidos. Segundo o delegado, o processo principal, com cinco indiciados, já foi entregue ao Ministério Público, mas os processos secundários, com pelo menos 150 investigados, ainda serão concluídos.

As investigações apontam um prejuízo estimado em R$ 5 milhões aos cofres públicos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ