Encontro dos Sindicatos dos Policiais Federais discute precariedade e crise na PF

Data: 28/04/15

Número de suicídios de policiais federais é quatro vezes maior que mortes em confrontos

No próximo dia 30 (quinta-feira), será realizado em Campo Grande o “1º Encontro dos Sindicatos dos Policiais Federais da Região Centro-Oeste e de Fronteira”. O tema central do encontro será a crise na Polícia Federal, que inclui o sucateamento funcional e institucional.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul, Jorge Luiz Ribeiro Caldas da Silva, em razão da fronteira seca com o Paraguai e Bolívia, o estado sul-mato-grossense precisaria de pelo menos o triplo de policiais trabalhando. “Sem falar das estruturas físicas precárias, falta de viaturas e de armamento. Para se ter uma ideia, o contingenciamento de verbas orçamentárias realizado pelo governo Federal tem trazido dificuldades, muitas unidades da PF não têm verba para o custeio e pagamento de contas simples, como luz e água”, comenta.

No entanto, o que mais preocupa o sindicalista é o assédio moral e a perseguição que alguns servidores e sindicalistas sofrem nas dependências da PF, tanto que o número de suicídio é maior do que os policiais federais mortos em confronto. “Nos últimos três anos, em todo Brasil, cerca de 20 policiais federais se mataram, enquanto o número dos que morreram em enfrentamento ao crime é pelo menos quatro vezes menor. Infelizmente tivemos dois suicídios em Campo Grande, de um servidor administrativo e de um delegado que exercia cargo de comando na Superintendência Regional. Isso demonstra que precisamos cuidar dos nossos servidores, comprovando “em tese” que temos uma má gestão administrativa na instituição, com a falta de adoção de providências preventivas ao amparo da integridade física e psíquica dos servidores”, declara Caldas.

O presidente do sindicato afirma que hoje dentro da instituição existe uma guerra entre os cargos por conta da PEC 412/2009, que pleiteia a "autonomia" da Polícia Federal. Segundo Caldas, essa PEC é uma falácia, já que dará autonomia apenas para o cargo de delegado. “Essa autonomia é apenas para assumirem a direção da instituição, acabando com o controle externo do Ministério Público na atividade policial, conquistando o controle funcional, administrativo e orçamentário da instituição, tornando-se “em tese” o quarto Poder”, afirma.

Enquanto isso, os demais cargos na carreira policial - agentes, papiloscopistas, escrivães e os peritos criminais - representam cerca de 80% dos servidores da PF: “Essa luta corporativa entre os cargos tem causado uma crise na corporação. É necessária uma valorização de toda carreira policial e administrativa, deixando de lado o corporativismo e a luta de vaidades e de prerrogativas pelo poder no comando da Polícia Federal. A sociedade necessita de uma Polícia Federal de vanguarda, qualificada para o combate a corrupção e a execução de sua competência constitucional”, finaliza o presidente do sindicato.

Aproveitando as repercussões por conta da Operação Lava Jato, o encontro também vai debater sobre a corrupção e lavagem de dinheiro. O assunto será tema de palestra do juiz federal Odilon de Oliveira, às 10h30.

O encontro acontece no dia 30 de abril (quinta-feira), a partir das 8 horas, na sede da OAB-MS. No local, haverá também uma manifestação dos policiais federais contra a PEC 412/2009. No período da tarde, o evento terá continuidade na sede do Sinpef/MS, onde a categoria vai discutir assuntos de ordem sindical. Já confirmaram presença os sindicatos de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além do estado sede: Mato Grosso do Sul.

Contato para imprensa:
Assessoria de Comunicação do evento
Suki Ozaki (9976-1667) / Tatiana Martins (9249-7253)

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ