FENAPEF ingressa com pedido de Amicus Curiae nas ADIs nº 5240 e 5243

Data: 28/04/15

A Federação Nacional dos Policiais Federais ingressou, no último dia 20/04/2015, com pedido de ingresso como Amicus Curiae (amigo da Corte) nas ADIs nº 5240 e 5243, que tramitam perante o Supremo Tribunal Federal.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5240 foi ajuizada pela Associação de Delegados de Polícia do Brasil – ADEPOL para questionar a íntegra do Provimento Conjunto nº 003/20015, da Presidência do Tribunal de Justiça e Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A ADEPOL se posiciona contra o provimento que institui, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a audiência de custódia, onde a autoridade policial deve providenciar a apresentação da pessoa detida em flagrante, até 25 horas após sua prisão, ao juiz competente. De outro lado, a FENAPEF, defende a constitucionalidade do provimento, por compreender que a audiência de custódia é uma medida que garante maior eficácia para o sistema de segurança pública brasileiro.

Nas palavras de Alana Abílio Diniz, advogada do escritório Cezar Britto Advogados Associados-CBAA: “a implementação da audiência de custódia está prevista em pactos e tratados internacionais assinados pelo Brasil, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção Interamericana de Direitos Humanos, conhecida como Pacto de San Jose da Costa Rica e já é utilizada em muitos países da América Latina e na Europa”.

Já a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5243 foi ajuizada pelo Partido Social Liberal, PSL, para questionar a íntegra da Lei nº 13.060/2014, que regulamenta o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas forças policiais.

A FENAPEF se posiciona contrária à permanência na Lei nº 13.060/2014 no ordenamento jurídico tendo em vista que o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como disposto na norma, pode colocar em risco a vida dos policiais.

Segundo Adair Ferreira, diretor jurídico da FENAPEF: “a natureza dos serviços prestados pelos policiais denota uma especificidade de sua função, que expõe o policial a situações não enfrentadas pelos demais servidores, por isso, as armas de fogo devem ser reconhecidas como instrumentos legítimos na defesa dos agentes de segurança e, também, da sociedade”.


OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ