Agente federais contra PEC da Autonomia

Data: 05/05/15

Está marcado para amanhã, às 9h30, um ato público de protesto organizado por agentes federais do Distrito Federal contra a Proposta de emenda à Constituição (PEC) 412, apelidada de “PEC da Autonomia”. O ato ocorre em frente ao edifício-sede da PF. Defendida pelos delegados da Polícia Federal e rejeitada por outras categorias, como agentes escrivães, papiloscopistas e peritos, a proposta tramita na comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O texto se dispõe a organizar a Polícia Federal e prescreve normas para autonomia funcional, administrativa e de elaboração de proposta orçamentária.

“Consequências desastrosas”

O Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindipol/DF), que organiza o ato, argumenta que a autonomia da PEC concede ao gestor da Polícia Federal poderes para gerir verbas ilimitadas e para fazer qualquer modificação administrativa, inclusive normatizar as diferentes funções do órgão, sem que isso passe pela análise do Congresso Nacional. Além disso, dizem, impede o constitucional controle externo da atividade policial pelo ministério Público, o que poderá trazer “consequências desastrosas” para possíveis investigações.

Com fiscalização

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jones Leal, os agentes federais defendem a autonomia das investigações, desde que vinculadas a um órgão fiscalizador, como o Ministério Público. “ Não existe modelo de polícia autônoma no mundo. Com essa autonomia que a PEC traz, os delegados poderiam, por exemplo, escolher o que será investigado ou não”, destaca.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ