DRS: Policiais federais fazem ato contra “PEC da Impunidade”

Data: 06/05/15

 

Agentes federais de todo o país paralisam por uma hora as atividades na manhã de quarta-feira nas delegacias e superintendências do órgão contra a Proposta de Emenda Constitucional 412, chamada de “PEC da Impunidade” e que tramita na CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara.

 

 

No Mato Grosso do Sul, as ações ocorrem em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã e terão início às 8h30 em frente às sedes.

 

A proposta, segundo a Fenapf (Federação Nacional dos Policiais Federais), que atribui o nome de "Caixa Preta", é rejeitada por escrivães, agentes, papiloscopistas e peritos, pela categoria entender que a nova medida não trará benefícios à carreira e nem a população, já que dará ao gestor o poder para decidir e modificar qualquer situação administrativa sem que haja fiscalização de um órgão público, como o MPF (Ministério Público Federal).

 

“Queremos passar à sociedade que essa medida que tramita não trará benefício a população se aprovado, pelo fato de tirar o poder de um órgão fiscalizador. Quem sairá ganhando com isso são os delegados. A categoria também será prejudicada em sua estrutura funcional”, comentou em entrevista ao Dourados News o presidente do Sinpef/MS (Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul), Jorge Caldas.

 

Segundo Caldas, os servidores utilizarão durante o ato, banners e faixas contra a medida. “Um exemplo claro que temos a autonomia e que funciona da maneira em que atualmente é feito pode ser visto na Operação Lava Jato, realizada em conjunto com o Ministério Público”, relatou.

 

Conforme o presidente do Sinpef/MS, na próxima semana os servidores da Polícia Federal devem voltar a se manifestar nas delegacias de fronteira em Mato Grosso do Sul em favor da implementação da indenização por atuarem nesta faixa.

 

A movimentação está prevista para o dia 14 de maio, porém, primeiro deve ser aprovada em assembleia após a manifestação desta quarta.

 

No ano passado, os policiais federais realizaram diversas atividades pela valorização da categoria em todo o país.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ