Câmara dos Deputados

Data: 11/05/15

PLENÁRIO

Três MPs trancam a pauta

O foco do Plenário a partir da terça-feira (12) são as MPs 663 e 664, de 2014, e a MP 668, de 2015. Na última semana os deputados concluíram a votação da primeira medida provisória (MP 665/14) do ajuste fiscal, que muda as regras de concessão do seguro-desemprego.

A MP 664 altera as regras para concessão de pensão por morte e auxílio-doença. No parecer aprovado pela comissão mista, o relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), reduziu de 24 para 18 meses o prazo mínimo de contribuição para que o cônjuge ou companheiro tenha direito à pensão por morte. A medida também exige um tempo mínimo de dois anos de casamento ou união estável. Mas o relatório prevê que, no caso de o segurado morrer antes de completar 18 meses de contribuição, ou se a união tiver menos de dois anos, o parceiro terá direito a quatro meses de pensão.

A MP 668/15 eleva as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação. No relatório aprovado na comissão mista, a alíquota do PIS/Pasep-Importação passa de 1,65% para 2,1%, e a da Cofins-Importação de 7,6% para 9,65%. Assim, a maioria dos importados passa a pagar 11,75% nesses dois tributos, na soma das alíquotas. Contudo, o texto define percentuais específicos para diversas categorias de bens.

Para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, será um "verdadeiro milagre" conseguir votar todas as medidas provisórias. Isso porque, além das duas medidas do ajuste, os deputados precisarão analisar antes a MP 663/14, que aumenta em R$ 50 bilhões o limite de recursos relativo à subvenção econômica repassada pela União ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com o governo, o reajuste de R$ 50 bilhões vai auxiliar o BNDES a atender à demanda pelo aumento da competitividade da indústria brasileira.

Pacote anticorrupção
Além das MPs, os projetos do pacote anticorrupção anunciado pela presidente Dilma Rousseff, que tramitam em urgência constitucional, trancam a pauta. São eles:

- PL 5.586/05, que tipifica o crime de enriquecimento ilícito de servidores e agentes públicos, entre eles políticos. Pela proposta, o servidor ou agente público poderá ser condenado à prisão se apresentar sinais claros de enriquecimento ilícito, isto é, sem origem justificável e

- PL 2.902/11, que estabelece a perda antecipada, por medida cautelar, dos bens oriundos de corrupção. Segundo a proposta, do ex-deputado Delegado Protógenes, os crimes de corrupção ativa e passiva e de peculato que causarem expressivos prejuízos aos cofres públicos terão a pena máxima aumentada dos atuais 12 anos para 30 anos de reclusão, além de multa.

Desoneração
Há ainda uma terceira proposta em regime de urgência e que tranca a pauta do Plenário, o PL 863/15, do Executivo, que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos. A proposta substitui a MP 669/15, que foi devolvida pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, no dia 3 de março.

Emendas à Constituição
Seis propostas de emenda à constituição (PEC) estão na pauta do Plenário e podem ser votadas em sessão extraordinária, mesmo com a pauta sobrestada pelas medidas provisórias e projetos em regime de urgência.

Se liberada a pauta, poderão ser votadas ainda as seguintes matérias:

Responsabilidade do Estado
PL 412-A/2011, que dispõe sobre responsabilidade civil do Estado, definindo regras para a reparação em face dos danos causados por agentes estatais aos cidadãos, dando caráter alimentar às indenizações. Conta com parecer da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, pela aprovação, e dos PLs 923/11 e 2.763/11, apensados, com a redação dada ao PL 412/11 (relatoria do deputado André Figueiredo); e também da CCJ, pela admissibilidade (relatoria do deputado Efraim Filho). Pendente de parecer da Comissão de Finanças e Tributação (relator é o deputado Edmar Arruda). Também está apensado o PL 686/15. Item 10 da pauta.

Polícia Civil do DF
O item 13 da pauta é o PL 8.078/14, do Poder Executivo, que transforma em cargos de nível superior os cargos da carreira da Polícia Civil do Distrito Federal. Conta com parecer da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, pela aprovação deste e da Emenda nº 2 apresentada na comissão (relatoria do deputado Roney Nemer). As comissões: de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania ainda não analisaram a proposta. Tramita em regime de urgência.

Indexador
O item 9 da pauta é o PLP 37-B/2015, do deputado Leonardo Picciani, que trata das Emendas do Senado Federal ao PLP 37-A/2015, que altera a Lei Complementar nº 148, de 25 de novembro de 2014, a fim de obrigar a União a alterar o indexador das dívidas dos estados. Pendente de parecer das Comissões: de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Lei Orgânica de Segurança Pública
A Comissão Especial sobre a Lei Orgânica de Segurança Pública se reúne na quinta-feira (14), às 10 horas, para apresentação dos relatórios parciais. Plenário a definir.

Desarmamento
A comissão especial destinada a debater e votar o PL 3.722/12, que disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, estabelecendo penalidades, revogando o Estatuto do Desarmamento, promove na quarta-feira (13), às 14h30, audiência pública com o professor de Direito Administrativo da PUC/SP Adilson Dallari, e com o presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, entre outros. Em seguida, haverá votação de requerimentos e eleição para o cargo de 3º vice-presidente. Os eventos ocorrem no plenário 14.

O deputado Marcos Montes (PSD-MG) é o presidente da comissão; a relatoria ficou com o deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG).


Redução da idade penal
A Comissão Especial sobre a Redução da Idade Penal (PEC 171/93) promove audiência pública na quarta-feira (13). Os convidados ainda não foram divulgados. Em seguida, haverá votação de requerimentos. Às 14h30, em plenário a definir.


CPI da Petrobras
Na quinta-feira (14), às 9h30, a Sub-relatoria para investigação de irregularidades na operação da Companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África, mais a recuperação de ativos, realiza audiência pública com o diretor de Operações e Participações da Sete Brasil, Renato Sanches Rodrigues. Local a definir.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ