Senado Federal

Data: 11/05/15

Ajuste fiscal, novo Código Penal e Segurança pública na pauta do Plenário

O Senado deve analisar nesta semana a MP 665/14, uma das medidas provisórias do pacote de ajuste fiscal do governo, cujo texto-base foi aprovado pela Câmara em sessão no último dia 7. Depois de lida, a MP passa a trancar a pauta de votações do Plenário. Fonte de polêmica no Congresso, a medida restringe o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso.

Também estão na pauta o projeto de reforma do Código Penal Brasileiro, a PEC da Segurança Pública (votação em primeiro turno) e as novas regras do parcelamento dos terrenos de marinha.

Novo Código Penal

O projeto do novo Código Penal (PLS 236/12) será examinado em sessão extraordinária na terça-feira (12), às 17h. A matéria tramitava desde dezembro de 2014 na Comissão de Constituição e Justiça, mas segue agora para deliberação em Plenário em razão da aprovação de pedido de urgência de iniciativa dos líderes partidários.

O PLS tem por base o anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas instalada em 2011 no Senado, com o objetivo de atualizar o Código Penal, que é de 1940. O texto também passou por comissão especial de senadores, tendo sido aprovadas mudanças sugeridas pelo relator, o ex-senador Pedro Taques. Na CCJ, recebeu substitutivo do ex-senador Vital do Rêgo, que ficou pendente de análise.

O texto amplia a pena mínima para o crime de homicídio, torna a corrupção crime hediondo e tipifica os crimes de terrorismo e caixa dois. A proposta também se opõe ao aborto, propõe harmonização de penas para os crimes contra os animais e aumenta o rigor penal nos crimes contra a administração pública.

PEC da Segurança Pública

A PEC 33/2014 altera os artigos 23 e 24 da Constituição Federal para inserir a segurança pública entre as competências comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O parecer da CCJ, do senador Vital do Rêgo, foi favorável, pela aprovação, com as Emendas 1 e 2, da comissão. É o item único das sessões deliberativas que ocorrem a partir da quarta-feira (13).

Reforma Política
Podem ser votados os seguintes projetos sobre a Reforma Política: PLS 268/2011, que define o financiamento público de campanha; PLS 601/11, que exige a divulgação das receitas e despesas das campanhas eleitorais, e PLS 60/12, que restringe as doações para campanhas, sendo que esse último, na prática, depende do resultado da votação sobre financiamento público (PLS 268/11).

Terceirização

Está marcada ainda para a quinta-feira (14), às 11h, sessão temática para a discussão do projeto que regulamenta e expande a terceirização no país. A proposta, PLC 30/2015, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e deve enfrentar resistências e receber alterações.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ