Sinpef/MS realiza, com sucesso, o 1º Encontro da Região Centro-Oeste e de Fronteira

Data: 12/05/15

O evento contou com a participação de representantes de sindicatos de vários estados do país
O Sindicato dos Policiais Federais, no Mato Grosso do Sul (Sinpef/MS) promoveu, no dia 30 de abril, o 1º Encontro da Região Centro-Oeste e de Fronteira.  Com o tema: “A crise na PF”, o evento discutiu soluções para o combate à corrupção. O encontro aconteceu no auditório da OAB, em Campo Grande, de 8h30 ao 12h. A partir das 14h, as palestras ocorreram no auditório do Sinpef/MS.

O presidente do Sinpef/MS, Jorge Luiz Caldas iniciou o evento falando sobre o assédio moral e as perseguições que policiais sofrem nas dependências da PF. Ele demonstrou preocupação com assunto e disse: “Nos últimos três anos, em todo Brasil, cerca de 30 policiais federais cometeram suicídios, enquanto o número dos que morreram em enfrentamento ao crime é pelo menos quatro vezes menor”. Caldas afirma que há, nas instituições, uma guerra entre cargos por conta da PEC 412/2009. Segundo ele, essa PEC é uma falácia: “Essa autonomia é apenas para assumirem a direção da instituição, acabando com o controle externo do Ministério Público na atividade policial, conquistando o controle funcional, administrativo e orçamentário da instituição, tornando-se “em tese” o quarto Poder”.

O Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Borges Leal, lamentou que alguns policiais não pudessem participar do encontro, devido à outra reunião, marcada pela Superintendência Regional da PF, em MS, no mesmo horário que o encontro do Sinpef. “Essa ação não deixa de ser mais uma forma de assédio moral do gestor contra os seus subordinados, que ficam impedidos de participar desse evento”.  Durante a palestra sobre Assédio Moral e Perseguições aos Servidores, o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal, Flávio Werneck Meneguelli relatou o caso do servidor que foi punido, por enviar - de sua residência e fora do expediente, um e-mail para o site do Governo Federal (Fale Com a Presidenta) reclamando do tratamento político dado aos policiais federais. “Os policiais estão sofrendo, muitos acabam desenvolvendo depressão e quando diagnosticada tal situação, o policial simplesmente é afastado das suas funções”.

Sobre corrupção e lavagem de dinheiro, o juiz federal, Odilon de Oliveira falou sobre a Operação Lava Jato. Segundo o juiz, em 2014, a corrupção foi de R$183 bilhões de reais, o que corresponde à economia de 14 estados do porte de Mato Grosso do Sul. Sobre a PEC 412, Odilon de Oliveira disse que se houver espírito de hierarquia, a instituição não funciona. Ele também comentou sobre o a censura aos policiais de participarem do evento: “Considero esse boicote um desrespeito até mesmo com os palestrantes”.

Na palestra com as bases sindicais, o presidente Jones Leal apresentou um panorama das negociações da campanha salarial que a Federação está intermediando com o Ministério do Planejamento e informou que, no dia 7 de maio, haveria reunião para tratar de salário e da carreira dos policias federais. Leal falou do intenso trabalho realizado nos gabinetes, em Brasília, e da necessidade das entidades manterem a pressão na capital federal, junto aos parlamentares de seus estados. Leal reafirmou o posicionamento da Federação contra a PEC 412. O diretor jurídico da Fenapef, Adair Ferreira explicou a situação, na Justiça, em favor da categoria e falou sobre o pagamento da indenização de fronteira, por parte do Governo Federal.

Ao fim do evento, o Sinpef/MS homenageou os policiais que se aposentaram, em abril deste ano: Carlos Eduardo Rodrigues Cunha, Lincoln Natel da Cruz, Rubênio Silvério Marcelo, Francisco de Oliveira Moares e Amilson Ferreira Torres. A reverência teve a participação do deputado estadual Amarildo Cruz, do presidente da Fenapef, Jones Borges Leal, do presidente do Sinpef/GO, Ivo Arruda Filho, do presidente do Sinpef/MT, Erlon Brandão e dos familiares dos homenageados.  Após a cerimônia, o Sindicato do Mato Grosso do Sul ofereceu um churrasco para a confraternização. O presidente do sindicato, Jorge Caldas agradeceu todos os colegas que estiveram no evento e disse que a iniciativa é uma maneira de honrar e agradecer aos colegas pelos anos dedicados à corporação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ