FENAPEF e FESSERGS: a luta continua!

Data: 13/05/15

Na última semana, a Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RS – FESSERGS, promoveu evento comemorativo aos 25 anos, juntamente com o Seminário Internacional dos Direitos Sindicais nas Américas e Caribe, em Porto Alegre. A Fenapef esteve presente e foi representada pelo Diretor de Estratégia Sindical, José Nedel.


Na cerimônia de inauguração, que durou menos de duas horas, um pouco de muita história foi resgatada e recontada, que energizou os presentes. Tanto quem as viveu, quanto outros que viram-se nelas. Histórias de vidas e de lutas de homens e mulheres que não passaram e não passarão em vão nesta vida, militando na conturbada e inglória lida sindical.


O presidente da FESSERGS, Sérgio Arnoud, destacou que desde a sua fundação, a entidade adotou uma postura de total independência em relação a partidos políticos e governos, conduta mantida até os dias de hoje. "Nestes 25 anos, multiplicamos nosso tamanho, ampliamos nossa representação, abrimos novos horizontes na defesa de um Estado prestador de serviços, em contraposição ao Estado demandador de serviços", completa.


A FESSERGS articulou-se nacional e internacionalmente, filiando-se à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, à Nova Central Sindical dos Trabalhadores, à Confederação Latino-Americana e do Caribe dos Trabalhadores Estatais e à Internacional dos Serviços Públicos.


Dentre as várias autoridades presentes, compareceram os líderes sindicais estaduais, nacionais e internacionais, como o primeiro presidente da FESSERGS, João Olympio, o presidente da CSPB João Domingos e o presidente da Confederação Latino Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE) Julio Fuentes.


Seminário


Durante o cerimonial de celebração dos 25 anos da Federação, foi instalado o Seminário Internacional dos Direitos Sindicais da Américas e do Caribe.


No Seminário, dividido em cinco painéis, foram abordados temas como a Convenção 151 da OIT (Júlio Fuentes), os Direitos dos Servidores no Brasil e a Conjuntura Nacional (João Domingos), a Negociação Coletiva no Uruguai (Luiggi Bassano secretário-geral da Clate), a Convenção 151 OIT no Brasil (Lineu Mazzano secretário geral da CSPB)  e Negociação Coletiva no Brasil (Wladimir Nepomuceno secretário adjunto das relações do trabalho do MPOG).


Segundo o Nedel, o que mais chamou a atenção no encerramento do evento foi a palestra do presidente da Clate, Júlio Fuentes, que parafraseou José Artigas "nada podemos esperar, que não seja de nós mesmos".

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ