Supremo confirma autonomia do Ministério Público em investigações

Data: 15/05/15

Ação questionava direito dos procuradores de atuarem sozinhos. Eles podem continuar colhendo provas, ajudando a polícia ou fazendo apurações próprias.

 O Supremo Tribunal Federal confirmou nesta quinta-feira (14) a autonomia do Ministério Público nas investigações, com ou sem a ajuda da polícia. Uma ação questionava o direito dos procuradores de atuarem sozinhos.

O julgamento começou em 2012. Foi interrompido por dois pedidos de vista. Nesta quinta-feira (14) faltavam quatro ministros para votar. Por sete votos a quatro, o plenário decidiu a favor do Ministério Público.

A decisão garante a atuação dos promotores e procuradores. Eles podem continuar colhendo provas, ajudando a polícia ou fazendo apurações próprias, como aconteceu no processo do Mensalão do PT e agora nas investigações da Operação Lava Jato. Durante a votação, os ministros reforçaram a importância do respeito ao direito de defesa e que a Justiça pode intervir se houver abusos.

A ministra do STF Rosa Weber destacou a importância das ações conjuntas.

“Reconhecer o poder de investigação do Ministério Público em nada afeta, por outro lado, as atribuições da Polícia Judiciária e não representa qualquer diminuição do papel relevantíssimo por ela exercido. Em realidade, na minha visão, as melhores investigações decorrem da atuação conjunta do Ministério Público com a polícia. Um contribuindo de forma relevante para a atividade do outro”, afirmou a ministra Rosa Weber.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afastou as disputas entre os órgãos de investigação. Na Operação Lava Jato, alguns depoimentos chegaram a ser suspensos por conflitos entre a Polícia Federal e o Ministério Público.

“Atingiremos um trabalho cooperado. Não se trata aqui de estabelecer um jogo de uma instituição contra outra. Mas é de que o trabalho seja integrado, que o trabalho seja cooperado”, disse Rodrigo Janot.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ