Diretoria e Colégio de Delegados são empossados em solenidade

Data: 15/05/15

Reconhecimento do poder de investigação do MP pelo Supremo marcou a cerimonia


Na noite desta quinta-feira, 14, a solenidade de posse da Diretoria e do Colégio de Delegados da ANPR para o Biênio 2015/2017 foi marcada por discursos emocionados e a comemoração do reconhecimento do poder de investigação do Ministério Público pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, iniciou sua fala destacando que a diretoria assume a Associação em um dia de festa. “Hoje conseguimos alcançar uma situação que buscamos por mais de dez anos. O STF resolveu em definitivo a questão dos poderes investigatórios do MP, decidindo com apenas um voto contrário, que a Constituição Federal assegura à nossa instituição a possibilidade de realizar por seus próprios meios diligências investigatórias na apuração de crimes em geral”, celebrou. Ele saudou a nova diretoria e afirmou que acredita na competência dos membros para o exercício da função.

O presidente eleito, José Robalinho Cavalcanti, complementou a fala de Janot ressaltando a luta da ANPR e das demais entidades representativas de classe contra a PEC 37/2011, rejeitada em junho de 2013, que retirava o poder de investigação do Ministério Público. “Superada essa batalha, vamos discutir, agora, uma forma de investigação mais eficiente, o inquérito criminal”, salientou. Ele convidou agentes e delegados de polícia a dialogar e a trabalhar nesse processo. “O combate à corrupção só se manterá se todos nós trabalharmos juntos”, disse.

Robalinho ocupa o cargo deixado por Alexandre Camanho, que permaneceu na presidência da Associação nos últimos quatro anos. Ao passar o cargo para Robalinho, Camanho lembrou das lutas enfrentadas pela entidade. “Saio da Associação com um sentimento simultâneo de infinita gratidão aos colegas por terem, por duas vezes, confiado a mim os combates e tentativas de aprimoramento do MPF e saio com a tranquilidade de dever cumprido”, afirmou. Camanho agradeceu ainda ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pela parceira e pela manutenção da independência do MPF. "Os procuradores estão ao seu redor e você tem todo o apoio da carreira", reiterou. Camanho retomará as atividades na Procuradoria Regional da Rep&uac ute;blica da 1º Região.

Robalinho agradeceu à carreira pela oportunidade, a Alexandre Camanho pela parceria, e a Rodrigo Janot pela preservação do MPF. Ele se comprometeu a atuar sempre com o objetivo de garantir a independência da carreira, que é a base para executar bem a missão pública.

Integram a nova diretoria o vice-presidente, Humberto Jacques de Medeiros (PGR); a diretora Financeira, Anamara Osório Silva (PR/SP); o diretor de Assuntos Legislativos, Angelo Goulart Villela (PRM-Guarulhos); o diretor de Assuntos Institucionais, Domingos Sávio Dresch da Silveira (PRR4); o diretor para Aposentados Celso Roberto da Cunha Lima; a diretora de Eventos, Cristina Nascimento de Melo (PRM-Ilhéus); o diretor Jurídico, Gustavo Nogami (PR/MT); e o diretor de Assuntos Corporativos, Márcio Barra Lima (PRR1).

Permanecem o diretor de Comunicação, Alan Mansur (PR/PA), e a diretora Secretária, Caroline Maciel (PRRN). Já a procuradora da República Zani Cajueiro (PR/MG) migra da Diretoria de Eventos para a Diretoria Cultural.

Integraram a mesa da solenidade a o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; representando a Presidência da República, o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams; o ministro do Supremo Tribunal Federal José Francisco Rezek; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima; a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Cavalcanti; o presidente da Associação Nacional Do Ministério Público Militar (AMNPM), Giovanni Rattacaso; o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Elísio Teixeira Lima Neto; e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek.

Também marcaram presença na cerimônia: o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; os deputados federais Subtenente Gonzaga (PDT-MG), Hiran Gonçalves (PMN-RR), Valtenir Pereira (PROS-MT), Miro Teixeira (PROS-RJ), Dâmina Pereira (PMN-MG), Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Juscelino Filho (PRP-MA), Alessandro Molon (PT-RJ) e Celso Russomano (PRB-SP); os senadores Wellington Fagundes (PR-MT) e José Medeiros (PPS-MT); os conselheiros do CSMPF, Eitel Santiago de Brito Pereira e José Flaubert Machado Araújo; os conselheiros do CNMP, Alexandre Saliba, Antônio Duarte, Jeferson Coelho, Marcelo Ferra, Alessandro Tramujas, Fábio George e Leonardo de Faria; os conselheiros do CNJ Gilberto Valente e Fabiano Silveira.

Após a solenidade, a Diretoria e o Colégio de Delegados receberam os cumprimentos em jantar.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ