Nota Oficial do Sinpef-PR acerca dos fatos noticiados sobre escutas ilegais

Data: 19/05/15

O SINPEF-PR não pode deixar de externar e defender a operação Lava Jato, que carrega em seu bojo não apenas o árduo trabalho dos Policiais Federais, Poder Judiciário, Ministério Público Federal, mas o anseio da sociedade brasileira em ver o Brasil passado a limpo.
 
Todavia, não compactuamos com qualquer tipo de irregularidades, venha de onde vier e seja praticada por quem quer que seja. Este é o espírito basilar que engrandece o Departamento de Polícia Federal e que rege a conduta dos Policiais Federais.
 
Nesse sentido, são muito graves os fatos narrados pelo Agente de Polícia Federal DALMEY, cuja imprensa passa a noticiar. Destacamos que referido policial é, sem dúvida, dos mais respeitados e qualificados do país.
 
O conteúdo de suas declarações fere gravemente a alma dos policiais federais. Sua apuração deve ser imediata, célere e isenta. Não aceitamos, em qualquer hipótese, a prática dos fatos por ele narrados. Esta não é conduta dos Policiais Federais do Brasil.
 
Nosso trabalho não tem outro alicerce se não a Constituição da República, com olhos fixos nas garantias nela prevista, que são objeto do nosso imenso respeito e observância, nas mais rotineiras atividades por nós desenvolvidas.
 
Para tanto, gostaríamos de deixar claro que a escuta encontrada no “fumódromo” na escadaria do 2º andar do edifício sede da Polícia Federal no Pr NADA TEM A VER COM A OPERAÇÃO LAVA JATO. Primeiramente, por não dar acesso ao andar aonde se desenvolvem os trabalhos da operação, bem como a distância física entre o espaço destinado ao “fumódromo” e as salas onde se desenvolvem a operação. No local, onde os policias se reúnem para tomar cafezinho e fumar, não há trânsito de pessoas de fora, muito menos daqueles policiais envolvidos com a operação Lava jato. É lá que ocorrem debates democráticos e um dos poucos espaços livres do conturbado ambiente interno reinante hoje na Superintendência do Paraná. Quem colocou a escuta naquele local só poderia estar querendo "bisbilhotar" sobre críticas ou fatos que vem ao longo dos últimos 2 anos criando um ambiente de discórdia e pressão sobre servidores que sempre trabalharam com denodo e dedicação e hoje estão desanimados quanto à degradação do ambiente de trabalho a que estão submetidos todos os dias.
 
Assim, o SINPEF-PR solicitou ao Ministro da Justiça e ao Diretor Geral da Polícia Federal que procedam uma investigação urgente, isenta e reveladora das verdadeiras intenções de quem possa ter ordenado a instalação de tal equipamento, uma vez que este Sindicato pretende tomar todas as medidas cabíveis para sanar a indignação e a honra dos policias federais lotados nesta Superintendência.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ