Câmara dos Deputados: Plenário

Data: 19/05/15

Análise do pacote de ajuste fiscal continua

O plenário analisa, a partir desta terça-feira (19), as duas últimas propostas do ajuste fiscal proposto pelo governo, a MP 668/15 e o PL 863/15. A pauta está travada pelas proposições em pauta.

Desoneração da folha

O PL 863/15, do Executivo, reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos. A proposta substitui a MP 669/15, que foi devolvida pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), no dia 3 de março. Tramita em regime de urgência e também tranca a pauta do plenário.

Pacote anticorrupção
Outros dois projetos tramitam em urgência constitucional, trancando a pauta. Fazem parte do pacote anticorrupção anunciado pela presidente Dilma Rousseff. São eles:

- PL 5.586/05, que tipifica o crime de enriquecimento ilícito de servidores e agentes públicos, entre eles políticos. Pela proposta, o servidor ou agente público poderá ser condenado à prisão se apresentar sinais claros de enriquecimento ilícito, isto é, sem origem justificável; e

- PL 2.902/11, que estabelece a perda antecipada, por medida cautelar, dos bens oriundos de corrupção. Segundo a proposta, do ex-deputado Delegado Protógenes, os crimes de corrupção ativa e passiva e de peculato que causarem expressivos prejuízos aos cofres públicos terão a pena máxima aumentada dos atuais 12 anos para 30 anos de reclusão, além de multa.


Responsabilidade civil do Estado
PL 412-A/11, que dispõe sobre responsabilidade civil do Estado, definindo regras para a reparação em face dos danos causados por agentes estatais aos cidadãos, dando caráter alimentar às indenizações. Conta com parecer da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, pela aprovação, e dos PLs 923/11 e 2.763/11, apensados, com a redação dada ao PL 412/11 (relatoria do deputado André Figueiredo); e também da CCJ, pela admissibilidade (relatoria do deputado Efraim Filho). Pendente de parecer da Comissão de Finanças e Tributação (relator é o deputado Edmar Arruda). Também está apensado o PL 686/15. Item 8 da pauta.



Lei Orgânica da Segurança Pública
Desarmamento
A comissão especial destinada a debater e votar o PL 3.722/12, que disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, estabelecendo penalidades, revogando o Estatuto do Desarmamento, promove audiência pública na quarta-feira (20), às 14 horas, com o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de Sorocaba (SP), Claudinei Fernando Machado; e o coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Claudio Chaves Beato Filho; entre outros. Em seguida, haverá votação de requerimentos e eleição para o cargo de 3º vice-presidente. Plenário a definir.

O deputado Marcos Montes (PSD-MG) é o presidente da comissão; a relatoria ficou com o deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG).


Redução da idade penal

A Comissão Especial sobre a Maioridade Penal (PEC 171/93) promove audiência pública na quarta-feira (20), com o jornalista, repórter e escritor Caco Barcellos; com o médico oncologista, cientista e escritor Drauzio Varela; e com o jornalista e apresentador de TV José Luiz Datena, entre outros. Em seguida, haverá votação de requerimentos. Às 14h30, em plenário a definir.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ