Polícia Federal deflagra 13ª fase a operação Lava Jato

Data: 22/05/15

Agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão.
Milton Pascowitch, apontado como intermediário do esquema, foi preso.


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a 13ª fase da operação Lava Jato. Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e prenderam, em São Paulo, Milton Pascowitch, operador apontado como intermediário no pagamento de propina das empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras, através da empresa dele, a Jamp Engenheiros Associados.

De acordo com o ex-presidente da Engevix, Gerson Almada, Pascowitch facilitava a relação com a estatal e para isso cobrava até 1% do valor dos contratos. Ele seria uma espécie de elo entre a Petrobras e políticos.

Em  entrevista, os investigadores disseram que Gerson Almada confirmou essa relação e que o lobby perante o Partido dos Trabalhadores não está claro e é uma das linhas investigativas. De acordo com a Receita Federal, a Jamp depositou quase R$ 1,5 milhão, entre 2011 e 2012, nas contas da JD Consultoria, que pertence ao ex-ministro José Dirceu.


Não é a primeira vez que Milton Pascowitch foi alvo da operação Lava Jato. Ele já foi ouvido pelos policiais em fevereiro e negou que tenha atuado como operador financeiro no pagamento de propina. Mas admitiu que foi procurado por João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, para tratar de contribuições da Engevix ao partido.


O irmão de Milton, José Adolfo Pascowitch, prestou depoimento à força-tarefa da Lava Jato. Na casa dele, em São Paulo, os policiais apreenderam 40 quadros. Segundo os investigadores, obras de arte podem ser usadas para lavar dinheiro. Na casa de Milton Pascowitch foram apreendidos mais 20 quadros e duas esculturas.


O empresário Henry Hoyer de Carvalho foi preso no Rio de Janeiro. Os policiais estiveram em duas casas dele em busca de documentos e em uma delas encontraram três armas sem registro, o que levou à prisão de Hoyer.


Depoimento
Emsessão da CPI da Petrobras desta quinta, Gerson Almada fez um breve histórico de sua carreira e em seguida disse que ficaria calado. Ele entregou todos os depoimentos que deu à polícia e ao Ministério Público, elogiou os trabalhos da CPI e foi dispensado.


Gerson Almada foi denunciado por crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção. E também é réu em ação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público Federal no Paraná.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ