Comissão de Segurança Pública reúne especialistas para debater sobre a audiência de custódia

Data: 28/05/15

Nesta quinta-feira (28), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizou um debate sobre a audiência de custódia e sua aplicabilidade, eficácia, aspectos legais e consequências no aspecto global da segurança pública. A reunião aconteceu no plenário 6 da Câmara dos Deputados e contou com a presença de diversos representantes de Segurança Pública.


Dentre os convidados para tratar do tema, marcaram presença o subprocurador-geral da República, Mario Bonsaglia, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Renato Campos de Vitto e o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, Flávio Werneck Meneguelli.

Werneck, em sua fala, citou estatísticas que apontam o Brasil como a 3º maior população carcerária do mundo e dessa, mais de 50% tem ligação direta ou indireta com o pequeno tráfico de drogas. “Hoje temos um inchaço da população carcerária em alguns crimes que não deveriam ser aplicados penas restritivas de liberdade”. Segundo ele, isso quer dizer que a polícia tem prendido pequenos traficantes de drogas, mas deixando de investigar os crimes mais complexos, que assustam a população, como latrocínio, estupro e homicídios.

Também participaram do evento, o vice-presidente da Fenapef, Luís Boudens e o Diretor de Seguridade Social, Marcus Firme do Reis.

Lançamento do projeto
Em fevereiro de 2015, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), lançou o projeto Audiência de Custódia, que consiste na garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante. A ideia é que o acusado seja apresentado e entrevistado pelo juiz, em uma audiência em que serão ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ