Peritos brasileiros vão à França aprender a decifrar a lista do HSBC

Data: 29/05/15

Missão com PF e MP embasará apurações criminais. Já com lista, Receita abre frente para identificar servidores e políticos envolvidos

Depois do leão do imposto de renda, chegou a vez da Polícia Federal e do Ministério Público obterem material existente na França sobre contas de brasileiros mantidas em uma agência do HSBC suspeita de abrigar dinheiro sujo. Uma missão com peritos da PF e do MP irá à França nos próximos dias para aprender a decifrar a papelada. Como as autoridades francesas já toparam dividir o material, a expectativa é que, após a “aula”, o juiz do caso autorize seu envio ao Brasil.

O material é complexo, daí a necessidade inicial de compreender como manejá-lo. Os franceses levaram mais de um ano para dominar o conjunto de números e nomes. São arquivos surrupiados do HSBC pelo franco-italiano Hervé Falciani e atualmente usados em processos judiciais na França nos quais Falciani é delator. Quando o material chegar ao Brasil, dará origem a investigações por evasão de divisas e, quem sabe, a futuros processos criminais em tribunais.

O acesso ao material tinha sido solicitado no fim de abril por autoridades brasileiras durante uma viagem à França. Foram até lá o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos. A sinalização tinha sido positiva, e agora o compartilhamento está próximo. Na época, Janot dizia estar interessado sobretudo nas contas de empresas. Para ele, o risco de as contas guardarem dinheiro sujo seria menor com pessoas físicas.

O que já havia sido noticiado sobre o caso não servia como fonte de investigações criminais, segundo o advogado Heleno Torres, um veterano nas bolsas de apostas para ministro do Supremo Tribunal Federal que foi à CPI do HSBC dias após a viagem de Janot e Vasconcelos. Este noticiário e as informações repassadas às autoridades pelo jornalista Fernando Rodrigues, autor das primeiras reportagens sobre o assunto, seriam provas ilícitas e anuláveis em qualquer tribunal, disse Torres. Com o material sendo enviado oficialmente pela França, tal risco desaparece.

O material já havia sido compartilhado pelos franceses com a Receita Federal brasileira. Chegou no início de abril. Seu uso, porém, está condicionado exclusivamente a questões fiscais. Ou seja, a investigações sobre sonegação. Como os dados são antigos, é improvável que o fisco consiga recuperar algum tributo eventualmente sonegado. Os arquivos fornecidos por Falciani abrangiam contas até 2007. Pela lei nacional, a Receita pode cobrar impostos só até cinco anos passados.

Em uma audiência pública na Câmara dos Deputados na quarta-feira 27, o coordenador-geral de pesquisa e inteligência da Receita, Jorge Luiz Alvez Caetano, contou que o órgão está cruzando uma série de informações para descobrir na lista indícios capazes de sustentar autuações fiscais com base no período 2011-2014. Outra frente de trabalho, disse, busca saber se há servidores públicos e agentes políticos envolvidos. Se houver, a Polícia Federal e o Ministério Público serão acionados.

Segundo Caetano, embora o noticiário aponte mais de 8 mil clientes brasileiros a passar pelo HSBC suíço, apenas 1,7 mil tinham efetivamente saldo em suas contas em 2006, um total de 5,4 bilhões de dólares.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ