Assédio Moral ou Psicoterror no ambiete de trabalho

Data: 11/06/15

      

 

É sabido e sentido por qualquer pessoa que a falta de reconhecimento e valorização, que o estímulo a competitividade destrutiva com cobranças, barganhas e exigências em qualquer nível, quer sejam vertical, horizontal ou ascentende, autoritarismo, comunicação defeituosa, ausência de uma política de relações humana, rivalidade dentro dos setores, falta de consideração e respeito, são fatores estressantes. Todos eles geram perda da auto-estima, tensão e afastamento de todo ou qualquer contato gerador do desequilíbrio psicofísico. 

Sendo o trabalho fonte de dignidade da pessoa humana, reduzir tal dignidade à zero é adoecê-la, é pensar não fazer parte dessa teia humana. Assédio Moral ou Agressão Psicológica gera um sofrimento invisível e uma invasão progressiva no território psíquico do outro na relação domínio-submissão. É possível para quem detém o poder, criar ou modificar normas ou condições de trabalho, objetivando a manutenção de seu controle através da gestão sob pressão. O Psicoterror no trabalho pode ter início quando o subordinado reage ao notado autoritarismo no excesso de poder da direção ou comando, conflitando com a dignidade da pessoa humana do trabalhador, iniciando assim um processo de desvalorização e desqualificação da vítima. Assediar Moralmente é agredir o direito de personalidade, intimidade e privacidade frustrando sonhos e conseqüentemente diminuindo a produtividade do trabalhador. É romper e degradar o equilíbrio da empresa além de danos pessoais, o trabalhador somatiza resultando em sofrimento visível, gerando afastamento, depressão e até suicídio.  Saúde gera saúde e muito provavelmente quem adoece estar adoecido.

Segundo Marie-France, a  escolha do termo moral implica uma tomada de posição entre o bem e o mal, do que se faz e do que não se faz, e do que é considerado aceitável ou não, sobrando para as vítimas o sentimento de terem sido maltratadas, desprezadas, humilhadas e rejeitadas.

A pratica da empatia é fundamental para que se possa viver o aqui e o agora, num tempo de tanta globalização.

Qualidade de vida em ambiente sadio resguarda a saúde física e mental do ser humano, levando-o ao aumento da produtividade, a oportunidade de desenvolvimento profissional e da capacidade humana, da preservação da auto-estima e valorização das atribuições pessoais em qualquer relação, quer sejam no ambiente social, pessoal ou profissional.

Maria Helena Omena - Psicóloga Clínica do Sindipol/DF

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ