A saudade dele vai doer em nós...

Data: 22/06/15

O Xavier foi embora... O Xaxá, querido e estimado por tanta gente morreu. É difícil acreditar que não o teremos mais no nosso convívio. Testemunha de momentos importantes das nossas vidas, de uma Polícia Federal que ficou no passado, revivia personagens e fatos com fotos que nos apresentavam a nós mesmos... O Xaxá mostrava que não foi sonho, personagens e fatos retornavam trazendo junto lembranças que só gente como ele - com a sensibilidade própria dos grandes fotógrafos conseguia transmitir.

 

Cada vez que via sua arte, não conseguia deixar de lembrar o grande Octavio Paz, Prêmio Nobel, que disse um dia: “A destruição da memória afeta não apenas o passado, como também o futuro. A memória é a forma mais alta da imaginação humana, não é apenas a capacidade de recordar. Se a memória se dissolve, o homem se dissolve”. Certamente o Xavier sabia disso, sabia que todo o homem tem o direito e até o dever de mitificar sua juventude, a nossa história precisava continuar viva, e ele fez isso com competência até o fim.

 

Sua lembrança ainda viva, hoje é dolorosa, mas vou lembrá-lo alegre, feliz. Vou lembrar-me dele antes da existência das redes sociais, com aquelas câmeras imensas, cheio de sacolas, trocando filmes, clicando e pedindo poses nos encontros de policiais federais pelo Brasil afora. Não pretendia personalizar, mas é impossível esquecer suas mensagens me incentivando depois de ler meus modestos textos - com sua bondade enchia meu ego, me ajudava a não desistir.

 

Finalmente, digo a todos que as lembranças do Xaxá ficarão eternizadas, sua história, e, principalmente suas fotos, mostrarão pessoas e fatos como eles foram um dia, ninguém consegue mudar o passado. O Xavier, esteja onde estiver, pode ficar  certo de que continuaremos a cultivar sua memória. Encerro citando outro fotógrafo para homenageá-lo como ele merece: “A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós espectadores, o imenso desafio de lê-las”. De minha parte, e, certamente, de todos os seus amigos, o desafio será aceito!

Amém! 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ