FENAPEF participa de Congresso Nacional dos Policiais Civis do Brasil

Data: 24/06/15

A convite da Diretoria da Confederação Nacional dos Policiais Civis do Brasil, a FENAPEF participou do XV Congresso Nacional promovido pela entidade, que reuniu sindicatos estaduais da categoria de diversos estados. O evento inaugurou uma nova fase de lutas por melhorias na segurança pública, com a união de policiais civis e federais.
 

Com os temas Ciclo Completo de Polícia e Carreira Única nas polícias judiciárias brasileiras, o evento abriu importante espaço para que os exemplos da Polícia Federal (Ciclo Completo) e da Carreira Única (Polícia Rodoviária Federal) fossem apresentados pelos representantes da FENAPEF e da FENAPRF e submetidos à análise em seus prós e contras pelos representantes dos policiais civis brasileiros.


Após abertura oficial do evento e composição da mesa pelo Presidente Jânio Bosco Gandra, inciou-se o ciclo de palestras com a participação dos policiais civis Luciano Garrido (Diretor do SINPOL/DF), Saulandre Morais (Diretor do SINPOL-DF e da Associação dos Escrivães da PC-DF) e Adriano Soares (Representante dos Policiais Rodoviários de Santa Catarina), além de Luís Antônio Boudens (Vice-Presidente da FENAPEF).

O Vice-Presidente da FENAPEF apresentou um painel com análise depurada sobre o Ciclo Completo de Polícia que é executado hoje na Polícia Federal. Apontou suas vantagens, como a de se manter em uma mesma estrutura orgânica e funcional as atividades de polícia preventivo-administrativa, investigativa e pericial, e suas desvantagens, como a concentração de poder decisório na figura do delegado de polícia.


Também frisou a necessidade de se avançar na implementação da porta única de entrada, como primeiro passo para a implementação da Carreira Única que, segundo defendeu, seria "uma forma de humanizar as relações internas nas polícias, promover a inclusão social dos policiais e evitar que servidores neófitos ocupem posições de comando e gestão sem ter a devida experiência na corporação policial".  Criticou a facilidade de o crime organizado infiltrar seus membros ou cooptar pessoas recém-formadas em Direito para que integrem os quadros da Polícia Federal e, desde o início, ocupem - no mínimo - a presidência de inquéritos policiais. Como desvantagem expôs o problema da seletividade nos trabalhos de polícia judiciária, os quais deveriam ter sequencia imediata após entrega pela polícia preventiva, mas acabam ficando adstritos à decisão unilateral do delegado de polícia, o que abre caminho para a ineficiência dos trabalhos de investigação.

O evento foi considerado de grande importância pela Diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais, que não economizou elogios à iniciativa da COBRAPOL. A organização das entidades representativas dos policiais civis brasileiros demonstra um amadurecimento da categoria e só tem a contribuir neste momento em que a sociedade brasileira aponta da segurança pública a prioridade número um dentre as políticas públicas a serem adotadas de forma urgente.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ