CSPB e Fenapef acertam parceria para a realização do XVI Conapef

Data: 24/06/15

  

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB participou, nesta quarta-feira (24), de encontro para firmar parceria entre a entidade e a Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef, no tocante à realização do XVI Congresso Nacional dos Policiais Federais - Conapef. 

 

O evento será realizado nos dias 17 a 19 de agosto, na capital carioca. A Federação do Policiais Federais elegeu o título “Segurança Pública – Direito Fundamental” como tema central do Congresso. Para o presidente da Fenapef, Jones Leal, o encontro desta quarta-feira consolida, ainda mais, a estreita parceria entre a Fenapef e a CSPB.  

 

O objetivo do Conapef é discutir, com profundidade, a Polícia Federal, a Segurança Pública e o Sindicalismo, com abordagem crítica e propositiva em torno das temáticas definidas. O evento será organizado e dividido em três eixos e seus temas, a saber:  

 

a) Eixo Polícia Federal, com o tema “Polícia Federal: Independência Operacional”;

 

b) Eixo Segurança Pública com o tema “Segurança Pública: Reestruturação do Modelo e Novos Paradigmas;

 

c) Eixo Sindicalismo com o tema “Sindicalismo: Modernização da Gestão Sindical”.  

 

A estrutura do Conapef vai disponibilizar aos congressistas painéis e oficinas com a meta de elaborar relatórios que darão subsídios ao relatório final e outras propostas a ela submetidas. O documento será submetido à discussão e deliberação pela Plenária do Congresso como, também, dispositivos sobre o Regimento Interno da entidade. “Eu creio que será o melhor Congresso da nossa entidade. No entanto, um evento dessa magnitude nos traz custos que, sozinhos, nos onerariam a ponto de inviabiliza-lo. Por esta razão estamos buscando apoio de diversas entidades sindicais”, informou o presidente da Fenapef. 



O presidente da CSPB e diretor financeiro da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST, João Domingos, confirmou apoio de ambas as entidades com conteúdos, suporte financeiro e divulgação da XVI Conapef. Os diretores da Fenapef agradeceram o apoio e questionaram se não haveria nenhum constrangimento se a Fenapef buscar recursos com outras centrais sindicais, tendo em vista a magnitude do evento, inclusive, no que se refere aos custos a ele relacionados. 

 

Domingos lembrou que a CSPB é uma entidade plural e que agrega um conjunto significativo de entidades sindicais, inclusive, com variadas centrais sindicas. “Nós sabemos que nem todos os sindicatos da base da Fenapef estão filiados à Nova Central, portanto, não vejo nenhum impedimento em compartilhar apoio com outras entidades para viabilizar o Congresso. Trazer segmentos divergentes é, também, uma forma de conquista-los. Estou seguro de que a Nova Central não vai colocar nenhum obstáculo em relação a isso.”, disse.  

 

Os dirigentes da Fenapef agradeceram o apoio e lembraram que os sete maiores sindicatos da Federação já estão filiados ou à caminho de filiação junto à Nova Central. “Nessa parceria entre Nova Central, CSPB e Fenapef, tudo o que foi acordado entre as entidades está sendo rigorosamente cumprido entre as partes”, argumentou o assessor parlamentar da Fenapef, Alair Martins. 



O diretor financeiro da CSPB, Fernando Borges, reforçou a característica pluralista da confederação. “O corpo de diretores da CSPB reúne o um conjunto variado de centrais. Essa é a grande marca de uma entidade que se fortalece em torno de projetos e propostas e que, de maneira democrática e pragmática, coleciona muitas conquistas e possui uma atuação de protagonismo e vanguarda dentro movimento sindical”, argumentou o sindicalista.
 

O secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, sugeriu encontros mais frequentes entre as entidades. “Eu proponho que venhamos estabelecer uma agenda mensal de discussões para alinharmos nossas demandas e potencializar nossas capacidade de articulação e de barganha junto aos gestores”, disse.

A proposta foi unanimemente acatada e, por sugestão do presidente João Domingos, os encontros poderão ser intercalados. “Precisamos tornar mais constante esse encontro entre as entidades e revezarmos o cafezinho: um aqui, outro na Confederação”, sugeriu. João Domingos reforçou o compromisso da CSPB com as demandas da Fenapef. “A melhor forma de demonstrar agradecimento e confirmar essa confiança, é solicitar que vocês nos demandem. Vamos juntos construir uma próspera etapa de trabalhos e resultados com o estreitamento das relações entre a CSPB a Fenapef e a Nova Central Sindical de Trabalhadores”, concluiu. 

Serviço fotográfico de Júlio Fernandes Secom/CSPB

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ