Congresso do PT propõe modernização para a Segurança Pública

Data: 30/06/15

Modernização da Investigação, Ciclo Completo de Polícia e Carreira Única são bandeiras para a Segurança Pública Brasileira do Partido dos Trabalhadores. Os temas foram discutidos no 5º Congresso Nacional, realizado em Salvador no último dia 21 de junho.


Segundo a Resolução 17 da Carta de Salvador, a modernização da Investigação, acabando com a investigação cartorária. O documento aponta que o modelo adotado hoje no país com o inquérito policial, é ineficaz, trazendo as figuras inquisitoriais do indiciamento e intimação para depor em unidade policial, indo de encontro aos direitos individuais do cidadão.


Além disso, a Resolução prevê a reforma das carreiras policiais, garantindo a entrada única e a possibilidade de progressão até o nível mais alto da hierarquia. “A existência de duplicidade de carreiras, com estatura distinta nas diversas instituições policiais, é reconhecidamente causadora de graves conflitos internos e ineficiências. ”

Outra bandeira apresentada na Carta é o Ciclo Completo de Polícia. O modelo concentra as atividades ostensivas e investigavas prevenção e repressão, em uma mesma força, notadamente nas atuais polícias ostensivas. A Resolução aponta, também, que essa mudança trará enorme impacto positivo nos índices de elucidação de delitos, possibilitando que os autores de crimes sejam levados diretamente à Justiça.


Segundo o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Leal, as bandeiras propostas da Carta de Salvador corrobora com a luta dos policiais federais para a modernização da segurança pública. “Diante do que foi apresentado, a Fenapef tem muito o que colaborar para a construção de uma polícia republicana e realmente democrática para o país.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ