Imagens de circuito interno comprovam contradições com relação ao depoimento do historiador

Data: 02/07/15

Em notícia divulgada pela BandNews FM, na última terça-feira, 30, afirma que imagens recebidas com exclusividade pela emissora mostram o momento no qual o uruguaio Gerardo Caetano é detido pela Polícia Federal, por desacato, no Aeroporto do Galeão. O historiador teve o caso repercutido nas manchetes dos principais jornais de seu país ao dizer que foi espancado pelos agentes brasileiros.


Entretanto as gravações das câmeras do interior do terminal, apresentam novos acontecimentos não mencionados por Gerardo Caetano e que colocam contradições sua versão das agressões. As câmeras mostram o uruguaio exaltado e discutindo com funcionários após ser informado de que deveria passar pelo setor de imigração.

Entenda o Caso

O voo do historiador que vinha da Espanha teve que pousar no aeroporto do Rio por causa das condições climáticas em São Paulo, onde deveria ter feito a conexão. Gerardo Caetano alegou que obteve um documento de trânsito, que o permitiria embarcar em um outro voo para a capital paulista.

 

Logo após chegar à fila da imigração a confusão se inicia. O uruguaio levanta os braços e se irrita com funcionários do aeroporto. Uma agente chegou a declarar em depoimento que foi insultada com termos que ofendiam a mãe da agente.

 

Além disso as imagens mostram o momento em que um policial federal pede que Gerardo diminua o tom de voz. O uruguaio aproxima o rosto do agente e depois é detido, por desacato.Pelo comportamento dele os agentes entenderam que ele poderia agredir o policial. O uruguaio ainda tenta resistir a prisão, mas é puxado por um outro policial e levado, com a ajuda de outros três, pelo braço até uma sala.

 

Ao entrar na sala o uruguaio continua gesticulando e apontando o dedo para os policiais. Há um breve desentendimento com um deles, que empurra a mão de Gerardo.

 

O historiador continua reclamando e em um momento é empurrado e cai sentado em uma cadeira. A discussão continua e é flagrada pela câmera.

 

O uruguaio discute com um policial, que dá as costas e o outro agente volta a empurrá-lo, pouco depois há um novo empurrão por parte de Gerardo e então é algemado.

Quando os ânimos se acalmam, o uruguaio recebe até café e biscoitos e ao sair da sala, ele dá um tapa nas costas de um policial e o cumprimenta.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ