Audiência Pública vai debater condições de trabalho dos profissionais de segurança

Data: 06/07/15

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vai realizar, nesta quarta-feira (8), audiência pública para avaliar as condições de trabalho dos profissionais de segurança. A reunião pretende abrir espaço de propostas e discussões para aperfeiçoamento das forças de segurança. Será presidida pelo Deputado Federal, Paulo Pimenta (PT-RS) e vai debater as questões trabalhistas nos níveis federal e estadual e municipal.

Segundo Pimenta, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias tem recebido informações sobre condições inadequadas e até deploráveis no trabalho de profissionais de segurança pública:  “Acreditamos que uma tradição de rigidez nas corporações policiais tem dificultado um diálogo mais produtivo, capaz de produzir soluções para os problemas”.

Uma pesquisa realizada pela Fenapef apontou que 30% dos Policiais Federais fazem tratamento psicólogo ou psiquiátrico.  Dentro desses 30% vem um número alarmante, 38 mortes de policiais, 17 por suicídio. Competitividade destrutiva, falta de reconhecimento, autoritarismo, rivalidade e muita tensão. A Psicóloga da Clínica do Sindipol/DF, Maria Helena Omena alerta: “Qualidade de vida em ambiente sadio resguarda a saúde física e mental do ser humano, levando-o ao aumento da produtividade, a oportunidade de desenvolvimento profissional e da capacidade humana, da preservação da auto-estima e valorização das atribuições pessoais em qualquer relação, quer sejam no ambiente social, pessoal ou profissional. ”

Foram convidados para participar da mesa, o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luis Boudens, o presidente do sindicato da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, Ubiratan Antunes Sanderson, o Representante da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Dovercino Borges Neto, a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal, Leilane Ribeiro de Oliveira e demais representantes da segurança pública.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ