Lançado programa de segurança pública para reduzir criminalidade no DF

Data: 22/07/15

Número de homicídios na capital federal supera média nacional

 


Com 24 assassinatos por grupo de 100 mil habitantes, o Distrito Federal é a décima segunda unidade da federação com o maior número de homicídios.
 
Para reduzir esse índice, foi lançado na manhã de hoje o programa Viva Brasília - Nosso Pacto Pela Vida. A cerimônia aconteceu em Ceilândia pelo governador Rodrigo Rollemberg.
Além de diminuir o número de homicídios, a iniciativa visa também melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública em todo o DF, através das forças integradas de segurança pública, órgãos de governo e da sociedade.


Desde o início do ano o Viva Brasília foi implementado de forma experimental e, segundo o governo, vem apresentando resultados significativos na capital, como a redução no número de homicídios, com a menor taxa registrada em sete anos.
 
O governador Rodrigo Rollemberg disse que o programa vai trazer mais segurança a população.
Durante o lançamento o governador, juntamente com o secretário de Segurança Pública do DF, Arthur Trindade e representantes de outros órgãos, assinaram três decretos que vão estabelecer objetivos e métodos para o programa.
 
O primeiro foi o que cria o programa Viva Brasília, o segundo é o que vai dar transparências sobre as estatísticas de segurança pública e o terceiro e último é o que institui as vinte áreas e quatro regiões integradas de segurança no DF.
 
O programa Viva Brasília foi criado espelhado no Pacto Pela Vida, de autoria do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. E através de um grupo de trabalho do governo, com a Secretaria de Segurança Pública, junto a população do DF, adaptaram o programa para a realidade da capital.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ