PF desencadeia operação, no Piauí, onde Justiça Federal condenou 136 ex-gestores

Data: 27/07/15

Justiça Federal condena 136 ex-gestores públicos municipais no Piauí por improbidade administrativa e irregularidades e PF desencadeia operação nesta segunda-feira

A Justiça Federal condenou no ano passado 136 gestores municipais no Piauí por improbidade administrativa e irregularidades, aponta relatório do Ministério Público Federal (MPF).

O Ministério Público Federal impetrou na Justiça com 406 denúncias no Estado do Piauí no ano passado.

Durante o ano de 2014, os 12 procuradores da República que atuam no estado do Piauí ajuizaram 518 ações, dentre ações civis públicas, ações de improbidade administrativa e ações penais. Foram 16 ações civis públicas, 96 ações de improbidade administrativa e 406 denúncias.

De janeiro a dezembro de 2014, o MPF no Piauí requisitou a abertura de 334 inquéritos à Polícia Federal com o objetivo de apurar as representações que chegaram à Procuradoria da República no Piauí.

Como resultado de ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal em anos anteriores a Justiça Federal, em 2014, proferiu 136 condenações contra ex-gestores públicos municipais por improbidade administrativa e crimes de responsabilidade.

Os principais motivos das condenações foram a não prestação de contas de recursos recebidos; irregularidades e fraudes em procedimentos licitatórios; desvio de recursos federais, sobretudo para aplicação na saúde e educação.

Nas condenações foram aplicadas penas de reclusão, suspensão de direitos políticos pelo prazo de 5 anos; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 5 anos; pagamento de multa civil e pagamento de cestas básicas a instituições beneficentes.

Agentes federais de outros Estados brasileiros chegaram ao Piauí neste final de semana para Operação da Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira.

As viaturas da Superintendência da Polícia Federal no Piauí foram preparadas na manhã de domingo para a operação.

Também foram registradas condenações por fraudes no recebimento de benefícios previdenciários e funcionamento clandestino de emissoras de radiodifusão. Nelas, os réus têm sido condenados às penas de reclusão, com conversão para a prestação de serviços comunitários, e ao pagamento de multas.

O MPF no Estado do Piauí expediu 324 recomendações ao longo do ano, com o objetivo de sanar irregularidades pela via extrajudicial.

Em 2014, os procuradores da República no Piauí instauraram 200 Inquéritos Civis Públicos e 122 Procedimentos Preparatórios com o intuito de apurar supostas irregularidades.

O combate à corrupção é prioridade, segundo o Ministério Público Federal nos próximos anos e a instituição tem o compromisso de incrementar cada vez mais sua atuação e promover o cumprimento dos direitos e garantias constitucionais à sociedade.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ