Polícia Federal deflagra a 16ª fase da Operação Lava-Jato

Data: 28/07/15

Trinta mandados, sendo dois de prisão temporária, são cumpridos pelos agentes no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo

 

Foi deflagrada, na madrugada desta terça-feira, a 16ª fase da Operação Lava-Jato. A Polícia Federal (PF) cumpre 30 mandados, sendo dois de prisão temporária, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Barueri. Também são cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento).


Um dos presos da nova fase da Lava-Jato é o presidente licenciado da Eletronuclear, o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Ele pediu afastamento do cargo em abril, quando vieram à tona notícias de que teria recebido propina nas obras da usina nuclear de Angra 3. O almirante foi citado na delação premiada de Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Corrêa.

A mais recente fase da Lava-Jato combate contratos firmados por empresas envolvidas na operação com a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, as obras na usina nuclear Angra 3 e pagamentos de propina a funcionários da estatal.

Na 15ª fase da operação, realizada no início de julho, o ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Zelada foi preso preventivamente no Rio de Janeiro. Ele havia sucedido no cargo a Nestor Cerveró, que também está detido em decorrência das apurações da Lava-Jato. O foco da etapa foi o pagamento de propinas na diretoria Internacional da Petrobras.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ