75% dos policiais já foram ameaçados em serviço e mais da metade fora dele

Data: 30/07/15

70% dos policiais têm colegas que foram vítimas de homicídio fora do trabalho

3 em cada 4 policiais brasileiros já sofreram ameaças devido à atuação em combate ou investigação de crimes.


De acordo com a inédita “Pesquisa de vitimização e risco entre profissionais do sistema de segurança pública”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 75,6% dos policiais já foram ameaçados em serviço e 53,1% fora dele.


70% dos policiais têm colegas que foram vítimas de homicídio fora do trabalho e 61,9% tiveram colegas mortos em serviço.
A pesquisa, inédita, será divulgada nesta quinta-feira (30/7), durante o 9° Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acontece no Rio de Janeiro.


Os policiais costumam adotar hábitos específicos devido ao risco que sentem correr no dia a dia. O uso de transporte público, por exemplo, é evitado por 61,8% dos agentes de segurança pública. Outros 44,3% tem o habito de esconder a farda e/ou o distintivo entre a casa e o local de trabalho, e 35,2% procuram esconder até mesmo de parentes e amigos o fato de ser um agente de segurança pública.

Entre os principais medos dos policiais, de acordo com a pesquisa, estão: ser vítima de homicídio, tanto em serviço quanto fora dele; ser ferido em serviço ou fora dele; ser acusado injustamente de práticas ilícitas; adquirir algum tipo de distúrbio incapacitante; e adquirir algum distúrbio psicológico.


A maior parte deles (75,8%) acredita que suas famílias correm risco de moderado a elevado devido a alguma atuação específica; 75,1% acreditam que a família está em risco simplesmente pela profissão escolhida; 46,6% afirmam que a família sofre discriminação por ter um integrante atuando como agente de segurança pública; e, 45% temem a desestruturação famílias (separação e outros conflitos graves) devido as peculiaridades de seu trabalho.

Os agentes de segurança também se sentem inseguros quanto à sua atuação profissional. Principalmente, por falta de equipamentos de proteção (54,5%), falta de apoio do comando (55,1%) e falta de apoio da sociedade (59,7%).


A “Pesquisa de vitimização e risco entre profissionais do sistema de segurança pública”, produzida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Secretaria Nacional de Segurança de Segurança Pública do Ministério da Justiça e, ouviu 10.495 agentes de segurança pública das polícias militar, civil, rodoviária federal, federal, corpo de bombeiros, guarda municipal e agentes penitenciários em todo o Brasil.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ