Câmara dos Depuados: Plenário

Data: 03/08/15

Idade penal
Aprovada em primeiro turno no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contrários, a PEC 171/93 reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A matéria precisa passar por um segundo turno de votação antes de seguir ao Senado Federal.


Combate ao terrorismo
Dois projetos de lei do Executivo que disciplinam o combate ao terrorismo tramitam sob urgência constitucional. O PL 2.016/15 tipifica o crime de terrorismo e prevê pena de 8 a 12 anos em regime fechado e multa, sem prejuízo das penas relativas a outras infrações decorrentes disso.

Já o PL 2.020/15 cria um tipo de ação, na Justiça brasileira, para bloqueio de bens, direitos e valores de pessoas ou empresas objeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Esses bloqueios são normalmente utilizados para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Subsídio de servidores
Poderá ser analisada a PEC 443/09 (item 20 da pauta), do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que estabelece que a remuneração da Advocacia-Geral da União, das procuradorias dos estados e do Distrito Federal, dos defensores públicos da União, dos estados e do Distrito Federal, dos delegados das Polícias Federal e Civil e dos procuradores municipais das capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes (Redação do substitutivo de Comissão Especial), deva ser equivalente a 90,25% do que é percebido por um ministro do Supremo Tribunal Federal.


Lei Orgânica de Segurança Pública
A comissão especial sobre a Lei Orgânica de Segurança Pública se reúne na quinta-feira (6) para a apresentação dos relatórios parciais sobre as guardas municipais e sobre a Polícia Civil, definição do cronograma de audiências públicas e votação de requerimentos. Às 9h30, em local a definir.

Poderá ser votado o Requerimento 5/15, de realização de audiência pública com os seguintes representantes da Polícia Federal: Departamento de Polícia Federal (DPF); Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef); Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (Anepf); Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF); Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF); Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais (Abrapol), e Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (Sinpecpf).


CPI da Petrobras
O destaque da semana no colegiado é a acareação entre o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que são delatores do esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato. Ocorre na quinta-feira (6), às 9h30, em local a definir.

Na quarta-feira (5), às 14 horas, haverá audiência pública para oitiva dos depoimentos do presidente da Mitsui, Shinji Tsuchiya, e do presidente da Samsung, J. W. Kim.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ