Agentes Federais apresentam “Os Perigos das Redes Sociais” para estudantes

Data: 04/08/15

Alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental do Colégio Henrique Castriciano, em Natal, participaram nesta segunda-feira (03) de uma importante palestra sobre “Os Perigos das Redes Sociais”. Ministrada pela Agente Federal Katrin Paiva e a Escrivã Federal Valeska Mônica Moraes, os alunos ficaram eufóricos com o tema, tão presente em seus cotidianos.

A palestra ministrada por profissionais integrantes da Polícia Federal do Rio Grande do Norte teve como diferencial a identificação de situações vividas por personagens em vídeos ou em fotos ilustrativas. “O objetivo da palestra foi conceituar e exemplificar as Redes Sociais, bem como alertar os adolescentes dos perigos ao usá-las sem qualquer critério”, disse a Agente Especial Katrin Paiva.

Em determinados momentos os alunos se divertiram, mas na maior parte do tempo ficaram assustados com a possibilidade de sofrerem com as consequências de atos impensados de sua parte, mesmo que sem qualquer maldade, mas que podem acarretar danos irreversíveis para as suas próprias vidas e/ou de muitas outras pessoas.

Para a Policial Federal Valeska Moares “desmentir que a Internet e as Redes Sociais são “terra sem lei”, sem fiscalização, é a melhor forma de educar. A experiência profissional advinda das investigações foi fundamental para montarmos a apresentação baseada em boas práticas, pois não existe no mundo ambiente conectado à Internet 100% seguro”, alerta.

Na avaliação da Psicóloga Micaela dos Anjos, do Colégio Henrique Castriciano, “o evento foi um sucesso e já programaremos uma nova palestra para os alunos do Ensino Médio e para os pais dos alunos”. Esta foi à primeira apresentação das policiais e faz parte de um projeto de mostrar a necessidade de uso consciente da Internet e Redes Sociais pelas crianças, adolescentes e jovens do Estado, mostrando que todos têm responsabilidades sobre seus próprios atos e dos perigos que permeiam estas ferramentas e o ambiente cibernético. As próximas palestras em escolas serão definidas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ