Policiais Federais discutem melhorias para a Segurança Pública no XVI Conapef

Data: 18/08/15

Nesta terça-feira, 17, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Leal deu abertura aos trabalhos do XVI Congresso Nacional dos Policiais Federais – Conapef. Ao lado da mesa diretora, Leal ressaltou a importância das decisões que serão tomadas durante os dias em que os sindicalizados congressistas estarão reunidos. “Os eixos escolhidos e as propostas enviadas pelos sindicatos são as melhores possíveis para a melhoria da segurança pública”.


Foram convidados para compor a mesa os Deputados Federais Aluísio Mendes e Eduardo Bolsonaro, o especialista em Segurança Pública Luiz Eduardo Soares, o professor e diretor do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, o Presidente da CSPB, João Domingos, o Presidente da Nova Central Sindical, e o Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros. Os ex-presidentes da Fenapef Jorge Venerando e Marcos Wink também fizeram parte da cerimônia de abertura.


Inaugurando as sessões de palestras, o professor Clemente Ganz Lúcio, falou sobre A Modernização da Gestão Sindical. Em sua explanação ressaltou o papel do movimento sindical e a necessidade de se reinventar para responder melhor aos desafios dos trabalhadores. “No caso dos policiais federais, a responsabilidade é de apresentar ideias e debates acerca da Segurança Pública perante a sociedade”.


O vice-presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, aproveitou a oportunidade para falar sobre o Ciclo Completo de Polícia. As discussões desse tema estão nas pautas do Congresso Nacional e també
m da imprensa em geral, que alcança à sociedade.


Com o tema Modernização da Polícia Federal Via Política de Estado, o Deputado Federal Aluísio Mendes, enfatizou que nenhuma modernização chegará ao Departamento de Polícia Federal por política de estado, e sim por meio da luta dos próprios policiais, que precisam de mais união dentro da categoria.


O especialista em Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, corroborou com a necessidade de inovar nas ações políticas no que diz respeito à segurança pública. “Investigação, definição de prioridades e políticas sociais são algumas das características necessárias às instituições para reestruturação. Não há como avançar se estivermos enterrados no passado. Temos que inaugurar um tempo zerado e de uma parte da polícia dedicada a isso”, ilustrou.


Ao final, o presidente da Ordem dos Policiais Brasileiros – OPB, Frederico França, fez uma breve explanação a respeito dos trabalhos que a entidade vem realizando com os profissionais de segurança pública.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ