Governos com muito mais de 20 ministérios se tornam “fortemente ineficientes”

Data: 24/08/15

 

Três físicos da Universidade Médica de Viena desenvolveram em 2007 um estudo sobre o tamanho do primeiro escalão de 197 países e como a quantidade de ministros atrapalhava a eficiência das decisões de cada governo. O resultado do trabalho, publicado pela Universidade de Cornell (Estados Unidos), cita que decisões tomadas por gabinetes com muito mais de 20 membros tornam-se “fortemente ineficientes”. “Nós reportamos evidências empíricas de que a performance dos governos federais caem com o crescimento de membros na equipe responsável pela tomada de decisão”, diz o artigo assinado por Peter Klimek, Rudolf Hanel e Stefan Thurner.

Os dados caem como uma luva hoje, em função da decisão do governo de cortar 10 ministérios.

O estudo considerou que, na época, o gabinete brasileiro (que englobaria os ministros, o presidente e o vice) contava com 27 membros. Estava acima do aconselhado como ideal pelos autores, mas no mesmo patamar de países desenvolvidos como Austrália e Itália. Se a comparação fosse com os atuais 39 ministros de Dilma, o país estaria entre o Paquistão, com 38, e o Congo, com 40.

Atualmente, o Brasil tem 24 ministérios que podem ser considerados “plenos” e outras 15 secretarias especiais com status de ministério. Historicamente, no entanto, a quantidade de ministros “plenos” no Brasil não sofreu grandes variações desde o governo José Sarney (1985-1990), mas houve um avanço significativo no tamanho do primeiro escalão. Sarney teve os mesmos 24 ministérios de Dilma, Lula e Fernando Henrique Cardoso, mas bem menos secretarias (cinco, contra 15, 13 e 7, respectivamente).

Na comparação entre os últimos seis presidentes, o gabinete mais enxuto foi o de Itamar Franco (1992-1994), com 25 pastas, mas o que teve menos ministros “plenos” foi o de Fernando Collor (1990-1992), com 17.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ