Agentes Federais reagem contra exigência de “Vossa Excelência” para delegados

Data: 28/08/15

A Federação Nacional dos Policiais Federais - Fenapef ingressou com ação judicial para suspender a exigência dos delegados de Polícia federal em ser chamados de “Vossa Excelência”. A Lei que trata do assunto é a 12.830/2013, que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia. A ação solicita, também, a suspensão de qualquer normativo do Departamento de Polícia Federal que mencione a exigência.

 

Segundo a Fenapef, nos últimos meses, os policiais que se recusam a utilizar o tratamento têm respondido a processos disciplinares. “Os delegados fazem uso desse instrumento para assediar, constranger e até invalidar documentos caso não venham com o “Vossa Excelência” no despacho”, exemplifica Jones Leal, presidente da Fenapef.

 

Em junho desse ano, o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, encaminhou um ofício informando que aos delegados “deverá ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados”.

 

O diretor jurídico da Fenapef, Adair Ferreira, classifica essa exigência de descabida e desrespeitosa para com os demais cargos da Polícia Federal. “Esse tipo de preocupação dos delegados só demonstra soberba e expõe a vaidade de quem vive uma crise de identidade nos órgãos policiais e não tem compromisso com a eficiência na Segurança Pública”.

 

A Lei é questionada no Supremo Tribunal Federal por meio de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADI. Uma proposta pela Procuradoria Geral da República, outra pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis - COBRAPOL e ACEL.

 

NA ADI 5073, proposta pela COBRAPOL em ampla parceria com a Fenapef, o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot já se manifestou pela inconstitucionalidade do artigo 3º da Lei, que fala exatamente da exigência do tratamento.

 

A ação foi distribuída no dia 24/08/2015 e manteremos os filiados informados dos principais andamentos processuais.  

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ