Você sabe o que é “Ser Polícia”?

Data: 01/09/15

Ser Polícia é ser uma exceção, um ser singular, um indivíduo que vive em um Universo à parte, que só é capaz de compreender quem faz o juramento de defender a sociedade.

Ser Polícia é exercer um sacerdócio, uma função quase mitológica, cercada de lendas e contos o tempo inteiro. Feitos propagados de forma superlativa por colegas que transformam homens comuns em verdadeiros ícones.

Ser Polícia é ser observado de forma diferente por absolutamente todos que o cercam. E a crítica é sempre presente. Benevolente demais, se trata com cordialidade. Bruto demais, se é mais ríspido que o esperado.

Ser Polícia é ser citado como exemplo positivo e negativo em uma única situação, por pessoas de boa ou má reputação. A mesma linha de conduta, julgada como exemplar ou ruim, dependendo do olhar de quem julga.

Ser Polícia é viver numa linha tênue, que separa a paz do caos, percebendo-se já incapaz, de viver longe do caos. Raros são os policiais que combatem o crime nas ruas, próximos à população, que conseguem sobreviver aos dias de calmaria em suas vidas.

Ser Polícia é ser cobrado ao extremo por uma parcela que espera uma atitude, ao mesmo tempo em que a parcela restante espera a atitude oposta.

Ser Polícia é esquecer de si mesmo, quando a necessidade de agir impera, é sentir-se à vontade sob o mais absoluto fogo, com a ausência de medo que apenas os homens incomuns podem carregar consigo.

Ser Polícia é dormir sem dormir, fechar os olhos de olhos abertos, e nunca mais na vida adormecer à noite para acordar pela manhã. Podem contar em poucos dedos de uma única mão, os policiais que conseguem descansar seus espíritos, como deveriam.

Ser Polícia é olhar-se no espelho e perceber-se como um Don Quixote de La Mancha, a encarar moinhos de vento, com um ou alguns Sanchos Pança acreditando na cruzada, que parece não ter fim. Cada dia, uma batalha onde o troféu maior é a volta para casa.

Ser Policia é caminhar ao lado da morte, como se fosse algo comum e de uma normalidade extrema. Ostentam suas cicatrizes e marcas de batalha com orgulho, jamais esquecendo de honrar aqueles que já cumpriram sua jornada.

Ser Policia é ser execrado pela sociedade, quando não atendemos seus anseios particulares, quando prendemos os seus filhos, ou quando criamos opiniões humanistas sobre os bandidos de origem miserável que combatemos.

Ser Policia é ser exposto ao mundo, é ter sua vida devassada, é ser tratado de forma generalizada, por conta de maus profissionais, mesmo sabendo que em qualquer profissão esses maus profissionais existem.

Ser Policia é antes de tudo, acreditar na imortalidade. Não a imortalidade carnal, mas aquela que apenas a certeza de ser alguém diferente da maioria é capaz de trazer ao coração.

Ser Polícia é amar a Polícia, mesmo que às vezes, seja impossível não odiar a Polícia. Pelas vezes que entregamos nossas vidas à ela, que nos vira as costas quando mais precisamos.

Ser Polícia é ser uma luz, uma esperança para muitos, que simplesmente já não têm grandes esperanças.

 

O policial federal Sandro Araújo é responsável também pelo projeto social Geração Careta e fala sobre segurança pública e o crescimento da violência em todas as esferas da sociedade

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ