Casos de assédio moral são comuns nos órgãos policiais

Data: 02/09/15

 

Diversos convidados se reuniram nessa manhã, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, para discutir o Assédio Moral na Administração Pública e forma de prevenção e combate à prática.

 

A primeira mesa, em sua maioria, foi composta por representantes de entidades policiais (federais, civis e militares), onde, em suas explanações, mostraram a grande decorrência de casos de assédio moral dentro os Órgãos.

 

Além dos policiais, advogados e psicólogos especialistas no assunto demonstraram a necessidade de uma regulamentação no sentido de punir o assediador, não só no funcionalismo, mas também no serviço privado. “Essa necessidade existe para a elaboração de discussões e marcos jurídicos para contemplar condutas efetivas e possíveis consequências para o assédio moral. Uma sugestão é que se torne improbidade administrativa”, exemplifica o advogado do DIAP, Guilherme da Hora. 

 

O Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – SINDPOL/MG, Denilson Martins, explicou que, assim como na Polícia Federal, a Polícia Civil é um ambiente propício para a prática do assédio moral. “É muito fácil um gestor entrar na sede do poder. Se um subordinado tem um PHD, por exemplo, o gestor se sente incomodado. O assediador determina tarefas impossível de ser cumpridas, promove o isolamento do servidor assediado e até compromete as condições de trabalho do servidor”, esclarece.

 

Para o presidente do Sindipol/DF, Flávio Werneck, um dos idealizadores da discussão, enfatizou que o assédio moral coletivo institucionalizado é o principal pilar da manutenção do poder.

 

Werneck utilizou da realidade da Polícia Federal, hoje desconhecida pela sociedade civil, que afeta diretamente a saúde dos policiais e ferindo os direitos básicos, como a quantidade de horas de trabalhadas, não reconhecimento de atestados médicos, perseguições por participação em movimentos sindicais. “O exemplo do terror vivido pelos policiais é a falta dos policiais participando desse evento hoje. O sindicato pediu a liberação dos servidores, que foi concedida, com a condição de que os chefes imediatos autorizassem a ausência, mediante compensação das horas”.

 

 

O Deputado Federal Lincoln Portela, relator da sugestão para a discussão, destacou a importância da promoção do evento com o objetivo de mudar as situações de assédio moral e que os Direitos Humanos comecem a ser respeitados. “Os servidores, quando conseguem superar o assédio, usam o pouco incentivo para estudar e sair do Órgão. Podemos usar como exemplo a quantidade de policiais federais que hoje estão na Polícia Legislativa na Câmara dos Deputados”, finaliza.

 

O Seminário terá continuidade na parte da tarde. Na segunda mesa, às 14h, o vice-presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, participará falando também do assédio moral na Polícia Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ