Terceirização de atribuições constitucionais da Polícia Federal cria situação precária na segurança dos aeroportos

Data: 14/09/15

O Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio de Janeiro vem a público manifestar sua posição com relação à matéria jornalística, veiculada no Jornal O Globo, em 02/09/2015. O episódio foi noticiado pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, onde o subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção, Pehkx da Silveira conseguiu passar pelo raio x do Aeroporto Santo Dumont, com uma replica de uma arma 9 mm, sem ser abordado pela fiscalização. O fato mostra que a insegurança nos aeroportos é fruto dos efeitos nefastos da terceirização de atribuições que pertencem a Polícia Federal.

O Sindicato esclarece que a fragilidade da fiscalização e a segurança aeroportuária estão longe de ser novidade, sendo fruto, de um temerário processo de terceirização de atividades típicas dos Agentes de Polícia Federal. A precarização da fiscalização aeroportuária não se restringe ao Aeroporto Santos Dumont, mas atinge a todos os aeroportos do Brasil, o que representa um gravíssimo risco para a segurança dos  passageiros que utilizam o transporte aéreo. As falhas na segurança facilitam a prática de atividades ilegais.


Segundo o Presidente Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), Luiz Carlos Cavalcante, empresas privadas usurpam a função pública: “O amadorismo dos terceirizados, a falta de treinamento, a falta de vínculo com a administração pública tem, nos últimos anos, levado a insegurança e a precariedade para dentro dos aeroportos.”, explica Luiz Carlos Cavalcante.


A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) há anos alerta para esse cenário de descaso com a segurança aeroportuária que, inclusive, já serviu de pauta para reportagem exibida em 2011 no programa do Fantástico (Globo), mostrando a precariedade da fiscalização dos voos nacionais. Outra matéria, sendo esta de capa, da revista Isto É, em 2011, traz o sugestivo título “Polícia Federal S/A”, onde revela a intermediação de mão-de-obra na prestação de serviços, que deveriam ser exclusivos, do Governo Federal, como o controle migratório: atividade-fim da Polícia Federal.


O fato denunciado pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, nada mais é, que um agravamento da situação e o descaso com a determinação de órgãos como o TCU que, desde 2012, ordenou o fim da terceirização na imigração dos aeroportos (Acórdão 1449/2012).


Está claro que o conjunto de atividades da segurança aeroportuária é exclusivo do Estado, indelegável a empresas privadas. Configura-se uma atividade final de polícia aeroportuária, conforme preceitua o art. 144, §1, inciso III, da Constituição Federal.

Nesse sentido, o Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro, imbuído da missão de informar a real situação deste problema, que se  arrasta há anos, faz coro com a urgente necessidade de se restaurar a segurança aeroportuária, restabelecendo as atribuições da Polícia Federal não apenas de forma paliativa, em períodos de Copa ou Olimpíadas; mas em caráter permanente, no intuito de garantir a segurança de todos, sejam brasileiros ou estrangeiros.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ