Delegado em RR pode responder por improbidade em caso de zeladora

Data: 09/10/15

Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) estiveram em  Boa Vista na quarta-feira (7) para cumprir agenda e prestar auxílio à zeladora de 32 anos autuada por furto ao comer o chocolate do delegado corregedor da Polícia Federal em Roraima, Agostinho Cascardo.

A mulher trabalha para uma empresa que presta serviços à PF no estado e foi afastada da função a pedido de Cascardo. Há oito dias, ela comeu um chocolate que estava em cima da mesa do delegado quando limpava a sala onde ele trabalha e foi flagrada por câmeras do ambiente.


Ainda na quarta-feira, a assessoria de comunicação da Polícia Federal negou a autuação em flagrante por furto da zeladora e afirmou que houve apenas uma `notícia-crime`, embora tenha admitido na segunda-feira (5) que a servidora havia sido autuada e o caso enviado ao Ministério Público Federal (MPF-RR).


De acordo com Adair Ferreira, diretor jurídico da Fenapef, há uma ‘comoção’ de policiais federais pelo caso da faxineira. A zeladora diz ter prestado depoimento por pouco mais de uma hora acompanhada de policiais em uma sala. A federação decidiu investigar a situação.


“Escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal estão comovidos com a situação envolvendo essa zeladora. Consideramos um abuso de autoridade o que ocorreu com ela. E isso vem acontecendo com servidores na PF. Temos denunciado esse assédio moral. O caso dela reforça o que já acontece na corporação há muito tempo”, declara Ferreira.


Ele disse que a federação pretende dar apoio jurídico à zeladora não só para situação funcional, mas também no âmbito da Justiça Trabalhista. O caso será levado para Brasília.


“Nós pretendemos fazer uma representação à Corregedoria-Geral da PF e ao Ministério da Justiça. Alegaremos que este caso comprometeu a imagem da Polícia Federal, causando escândalo. Temos uma tipificação nossa de regime disciplinar para isso. Estamos colhendo provas porque há indícios de improbidade administrativa, em razão de a estrutura do órgão ter sido usada para atender interesse pessoal [do delegado]”, explica o diretor jurídico.


Segundo ele, a representação por improbidade administrativa na Procuradoria-Geral da República em Brasília será feita em breve. “Vamos pedir ainda ao ministro da Justiça que promova a apuração no próprio Ministério, tendo em vista que o corregedor regional [Cascardo] está envolvido nos fatos”, pontua.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ