Anulada punição de Agente Federal que não deu “bom dia” a delegado

Data: 19/10/15


 Para quem acha que o abuso de autoridade cometido pelo Delegado contra a faxineira que comeu o bombom é um caso isolado de assédio moral, saibam que os agentes, escrivães e papiloscopistas são suas vítimas cotidianas e corriqueiras.

São vários os casos de humilhação, intimidação e opressão por meio de instauração de Processos Administrativos Disciplinares-PADs, os quais são fundamentados em uma Lei do regime militar que foi editada após o AI-2, a famigerada “4.878/1965”.

O resultado dessa vergonhosa opressão tem sido o afastamento de milhares de servidores para tratamento de saúde por motivos psicoemocionais, bem como a ocorrência de um número assombroso de suicídios e tentativas em razão do assédio moral.
Nos últimos cinco anos foram 22 suicídios e 5 tentativas.

Entre diversos casos de assédio, um que chama tanta atenção quanto o caso do bombom, é o “PAD do Bom dia”.

Em 2012, os agentes, escrivães e papiloscopistas da PF fizeram a maior greve da história do órgão, que durou 69 dias e não contou com a adesão de delegados e peritos que se alinharam com o governo e promoveram a maior perseguição a sindicalistas e servidores que tiveram destaque nesse movimento paredista. O clima interno estava muito tenso entre os grevistas e não grevistas.

Nesse ambiente, em setembro de 2012 o delegado Mauro Ferreira Guimarães sabedor da insatisfação dos agentes resolveu provocar e testar o limite do agente Marcos Xerez, à época em atividade em Macapá/AP.

De acordo com relatos, ele dirigiu um cumprimento a alguns policiais reunidos, sendo que dois não responderam ao delegado, entre eles Xerez. Assim, o delegado insistiu, “de forma ríspida”, no “bom dia”. Na terceira vez, voltado diretamente ao agente, ele pronunciou novamente o cumprimento. Desta vez, o agente respondeu com “dispenso seu bom dia”. Essa resposta lhe rendeu a dispensa da equipe naquele momento.

Segundo testemunhas, a insistência do delegado em receber o cumprimento foi em tom provocativo e que não houve discussão entre os policiais. “O agente permaneceu calado, não houve bate-boca”, afirma um policial que presenciou o ocorrido.

Por esse fato banal o delegado Mauro Ferreira Guimarães dispensou o agente de missão policial sob o argumento de que o agente que “dispensava um bom dia, também não respeitaria as determinações do chefe da operação” e, imediatamente o representou perante a Corregedoria Regional da PF no Amapá, então chefiada pelo também delegado Flávio Vieitez Reis.

O então Corregedor opinou pela instauração do PAD, pois no seu entender o agente teria cometido duas infrações disciplinares, previstas na lei que representa o último esqueleto da ditadura militar, a famigerada “4.878/65”, que seria “referir de modo depreciativo a uma autoridade” e “dirigir-se ou referir-se a superior hierárquico de modo desrespeitoso”, condutas dispostas nos incisos I e XLII, do artigo 43.

O Superintendente Regional da PF no Amapá concordou com o Corregedor e mandou instaurar o processo disciplinar contra o agente Marcos Xerez.

A Comissão Permanente de Disciplina – CPD, designada para apurar a conduta do agente perseguido, mesmo integrada por 2 (dois) delegados e 1 (um) perito concluiu pela inocência de Marcos Xerez. O Núcleo de Disciplina da Superintendência da PF no Amapá também concordou com a absolvição do agente.

No entanto, o Corregedor Flávio Vieitez Reis não concordou com a conclusão da Comissão e com o Núcleo de Disciplina e impôs a punição de advertência, pois no entender dele o servidor “faltou com o dever de tratar com urbanidade as pessoas”.

O Superintendente Araquém Alencar Tavares de Lima confirmou o entendimento do Corregedor, tendo a punição sido publicada no Boletim Interno da PF.

Tendo em vista a escassez de recursos financeiros e materiais do Sindicato dos Policiais Federais no Estado no Amapá/SINPOFAP, a Federação Nacional dos Policiais Federais-FENAPEF entrou no caso e prestou auxilio jurídico ao agente perseguido.

Assim, em 14/05/2014, foi proposta a ação anulatória da injusta punição que foi distribuída para 3ª Vara Federal da Justiça Federal do Amapá e recebeu o número 0008598-96.2014.4.01.3100. O juiz acatou os argumentos de nossos advogados e anulou a punição, bem como determinou a retirada dessa anotação nos assentamentos funcionais do servidor. A ação transitou em julgado em 22/07/2015.

Além disso, a FENAPEF ingressou com ação indenizatória contra União em razão do dano moral suportado pelo agente em consequência do assédio. A ação foi proposta em agosto desse ano e tramita na justiça federal do Estado do Amapá.

Para que a medida tenha o caráter pedagógico, foi requerido que, em caso de condenação da União, o juiz determine a União que ingresse com ação regressiva contra três delegados Mauro Ferreira (autor do assédio) e ao superintendente Araquém Alencar Tavares de Lima e ao corregedor Flávio Vieitez Reis, estes últimos em razão de ter tido a oportunidade de impedir a punição injusta e não o fizeram, antes confirmaram o assédio por meio de imposição de penalidade capitulada em dispositivo diverso do apurado pelo Comissão Processante.

O Diretor Jurídico da FENAPEF, Adair Ferreira, explica que esta é uma tática conhecida da Corregedoria da PF, onde mesmo inocentado pelas Comissões Processantes, os servidores são punidos pelos gestores “para dar exemplo” e não ousarem criticar ou se insurgir contra os desmandos e abusos daqueles que se intitulam “os donos da PF”.

Veja que nesse caso além do absurdo de acionar todo o aparato da corregedoria para apurar ato insignificante e corriqueiro, com custos injustificáveis para União, a conduta dos delegados era unicamente de punir o agente, pois depois dele ser inocentado pela comissão incumbida de apurar as tais faltas, os gestores além de não acatarem a decisão, aplicaram punição referente a enquadramento estranho ao apurado, sem chance de nova defesa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ