Representante sindical é “convidado” a prestar esclarecimentos a respeito de ato público contra assédio moral

Data: 23/10/15

De um bate-papo a um termo de declaração. Esse foi o episódio que o Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Mato Grosso do Sul – SINPEF/MS, Jorge Luiz Caldas, participou nesta quinta-feira, 22, quando foi convidado para uma reunião na sede da Polícia Federal no Estado.

 

O Chefe do Serviço Disciplinar, Luiz Antônio Lino, iniciou a reunião questionando o sindicalista a respeito da instalação de outdoors em frente à Delegacia de Dourados, no interior do Estado, denunciando os crescentes casos de assédio moral na Polícia Federal.

 

A instalação das peças publicitárias na última semana deu início a uma campanha promovida pela Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, e pelo Sindicato dos Policiais Federais no MS contra as perseguições a sindicalistas, assédio moral e suicídios na Polícia Federal. Um ato público será realizado no próximo dia 28.

 

Contudo, após a conversa informal, o delegado, alegando cumprir ordens do Superintendente Regional, o delegado Ricardo Cubas César, informou ao Presidente Caldas que ele deveria prestar declarações a respeito do ato público. O representante sindical não respondeu às perguntas.

 

No Termo de Declaração ao qual a FENAPEF teve acesso é explicita a tentativa de coação ao sindicalista. Perguntas como “Existe objetivo de causar dano moral à instituição Polícia Federal? Levar a sociedade a desacreditar na instituição?”, “O Sr. quando estava na ativa alguma vez deu guarida para colegas mal-intencionados, relapsos, preguiçosos ou até mesmo corruptos?” ou “O Sr. Concorda que uma meia dúzia faça da Polícia Federal a casa da mãe Joana?” foram feitas ao presidente.

 

No total foram trinta e sete questionamentos abordando a conduta do Presidente Caldas em sua atuação sindical, funcional e até pessoal.

 

O Presidente Caldas esclarece que protocolou uma representação junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, presidida pelo Deputado Federal Paulo Pimenta, denunciando o ocorrido. “Estamos exatamente tentando combater as práticas de assédio e agora fica clara a intenção dos gestores em tentar punir os agentes federais. Manteremos a data do ato e a sociedade sul mato-grossense terá conhecimento do que acontece dentro da Polícia Federal”, enfatiza.

 

O Presidente da FENAPEF, Jones Leal, informou que já mobilizou o corpo jurídico da entidade, que está trabalhando em conjunto com o Sindicato dos Policiais Federais no Mato Grosso do Sul na defesa do Presidente Caldas. “Os presidentes dos sindicatos e colegas de todo o Brasil foram convidados a participar do ato. Na próxima semana a Federação realizará o lançamento oficial, em âmbito nacional, da campanha contra o assédio na PF”, finaliza.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ