Diretoria da FENAPEF é contrária à quebra de paridade entre os cargos da Polícia

Data: 05/11/15

Nesta quarta-feira, 04, o Presidente da FENAPEF, Jones Leal, e reuniu com o Diretor-Geral da PF, Leandro Daiello, para tratar de assuntos relacionados às negociações salariais e de carreira dos cargos do órgão.

Daiello esclareceu que se declara contrário a qualquer tipo de aumento diferenciado entre servidores ativos e aposentados. Essa proposta vem sendo divulgada de forma extra-oficial, mas ainda não foi apresentada às entidades de classe.

Além disso, Leal fez contato com associações de classe da Polícia Federal e seus representantes disseram que, apesar de estarem fazendo consultas aos seus associados, não receberam oficialmente qualquer proposta, mas também se manifestaram contrários a essa possível oferta de aumento diferenciado.

O Ministério do Planejamento continua afirmando que a FENAPEF será convidada a ouvir a proposta de aumento do governo em breve, mas sem data e horário definidos. Contudo, a diretoria da entidade está discutindo em outras esferas um possível aumento que contemple de forma igualitária a todos os cargos, sempre incluindo os aposentados.

O Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, afirmou à Diretoria da FENAPEF que existe orçamento previsto para aumento e reestruturação de algumas categorias, mas que a Lei Orçamentária será enviada ao Congresso Nacional tardiamente, já que o funcionalismo público só receberá o aumento em agosto de 2016. Disse ainda que nenhuma proposta oficial foi apresentada às entidades de classes representativas dos servidores da Polícia Federal.

Segundo Leal, a FENAPEF não vai assinar qualquer acordo que quebre a paridade e integralidade dos policiais federais. “Nossa aposentadoria especial se dá em razão da atividade de risco e da dedicação exclusiva.”

Leal enfatiza ainda que, caso o governo tente forçar uma negociação nesses moldes, ele chegará a renunciar ao cargo de Presidente da FENAPEF. “Aceitar um acordo da forma como vem sendo cogitado seria um passo para o fim de nossa paridade. Caso o governo apresente uma proposta sem contemplar os aposentados, confirmo o que disse em AGE do Conselho de Representantes e renunciarei à Presidência da FENAPEF, mas não assino um acordo nesses moldes”, completa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ