Mandante do assassinato de agentes federais é encontrado morto em Campo Grande

Data: 09/11/15

O narcotraficante peruano Jair Ardela Michue, 39 anos, conhecido como Javier, foi encontrado morto enforcado com uma toalha na tarde de hoje (8), em uma das celas do Presídio Federal de Segurança Máxima, em Campo Grande. O corpo dele foi levado ao Imol (Instituto Médico Odontológico Legal) e a suspeita é de suicídio.

Javier é considerado um dos maiores criminosos da Tríplice Fronteira e é apontado como o mandante da morte dos policias federais Mauro Lobo e Leonardo Yamaguti, em novembro de 2010. O narcotraficante foi preso em 2011 na região do Peru, entre Islândia e Atalaia do Norte, durante a operação Ilhas, deflagrada pela PF (Polícia Federal).

Na época, a polícia de Manaus (AM) declarou que a prisão de Javier era prioridade. O narcotraficante agia na Tríplice Fronteira desde 2005. Na Colômbia, a Justiça já havia expedido dois mandados de prisão preventiva contra ele, além de outros três no Brasil e um no Peru. Além de comandar o narcotráfico, Javier foi acusado de matar dezenas de traficantes e de inocentes, conforme o jornal Extra. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ