Em audiência, deputados e militares pedem integração das polícias

Data: 11/11/15

A necessidade de integração entre os setores de inteligência das policiais Civil, Militar e Federal, assim como uma maior responsabilização do governo federal no policiamento das fronteiras, foram os principais temas discutidos em audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10).

A audiência foi convocada pela Subcomissão Permanente para tratar do Combate ao Crime Organizado e contou com as presenças de dois oficiais da Polícia Militar, os coronéis Wilquerson Felizardo Sandes, do Mato Grosso; e Antônio Jorge Goulart Matos, coordenador de Inteligência da PM do Rio de Janeiro.

O coronel Goulart, coordenador de Inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, disse que os traficantes cariocas estão deixando os revólveres de lado e tem usado cada vez mais armamentos pesados. Segundo ele, o número de revólveres apreendidos tem diminuído, enquanto armamentos mais pesados representam, a cada ano, percentual maior na estatística de armas apreendidas no Rio de Janeiro.

A PM do Rio de Janeiro apreende em média, por dia, oito pistolas, oito revólveres, uma granada e um fuzil – números que não compreendem apreensões feitas pela Polícia Civil. “Mas a quantidade de apreensões tem aumentado. Apenas a de revólveres tem reduzido em média 10% a cada ano. Já o número de apreensões de pistolas e de fuzis tem aumentado 18% a cada ano”, disse.

Facções criminosas


O coronel informou que são quatro as facções existentes no estado: Comando Vermelho, Amigos dos Amigos (ADA), Terceiro Comando Puro (TCP) e as milícias. Ele explicou que os fuzis são usados no estado por essas facções criminosas para garantir domínio territorial.

Ao responder pergunta do deputado Pastor Eurico (PSB-PE) a respeito da origem dos fuzis apreendidos no Rio de Janeiro, o coronel Goulart disse que não tinha como responder a pergunta. “Nós não temos o poder de investigar”, disse. Segundo Goulart, quem investiga tem mais poderes legais do que quem trabalha apenas com o policiamento ostensivo e inteligência, como a PM.

“Mas se a PM tiver o poder de investigar, vai tirar policiais da rua. E, nesse caso, quem vai fazer o policiamento ostensivo?”, perguntou o deputado Moroni Torgan (DEM-CE), presidente da comissão.

Fronteiras


O coronel Wilquerson Sandes, da PM do Mato Grosso, tratou de outro aspecto relacionado à criminalidade e ao tráfico de drogas nos grandes centros urbanos: o tráfico de armas pelas fronteiras. Segundo ele, o crime está diretamente associado ao tráfico de drogas. “Nós fazemos muito com pouco, mas é preciso mais integração entre as polícias para evitar o jogo de empurra”, disse.

O deputado Aluisio Mendes (PSDC-MA), autor do requerimento de convocação dos oficiais e sub-relator designado para analisar o tráfico de armas, cobrou maior presença do governo federal na fronteira: “O governo federal delega isso aos estados e tem que assumir mais responsabilidades”.

Falta integração


Deputados da comissão criticaram a falta de integração entre as diversas corporações policiais no combate ao tráfico de drogas e de armas, principalmente no que diz respeito à troca de informações de inteligência.

“Não consigo entender por que essa divisão. Por que as polícias não conversam”, questionou o presidente da comissão, deputado Moroni Torgan (DEM-CE). “Por que as polícias não conversam?”, perguntou a deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ).

O coronel Goulart fez questão de ressaltar, porém, que no Rio de Janeiro houve uma evolução grande da área de inteligência, com trocas de informações entre a PM, a Polícia Civil e a Polícia Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ