Justiça manda reintegrar agente da PF em Varginha

Data: 21/12/15

O juiz Luiz Antônio Ribeiro da Cruz, da 1ª Vara Federal em Varginha/MG, determinou a reintegração no cargo do APF Josias Fernandes Alves, que tinha sido suspenso, em 11/09/15.

A iniciativa de conversar com uma pessoa, que compareceu nas dependências da DPF/VAG/MG e deu informações que constaram de representações encaminhadas à Corregedoria Regional da SR/DPF/MG e ao Ministério Público Federal em Varginha, em julho de 2014, com pedido de apuração de fatos e procedimentos, possivelmente irregulares, envolvendo o Chefe da Unidade, DPF João Carlos Girotto, foi a conduta enquadrada como suposto prevalecimento abusivo da condição de policial.

O afastamento, por decisão do diretor-geral do órgão, foi motivado pelo enquadramento na possível transgressão disciplinar prevista no art. 43, inciso XLVIII, da Lei n. 4.878/65 ("prevalecer-se abusivamente da condição de funcionário policial"), que implica suspensão preventiva automática, nos termos do art. 57, §4°, da mesma lei.

Na decisão liminar, que deferiu em parte os efeitos da tutela, publicada em 18/12/15, o magistrado anotou que "não se pode imaginar que uma representação arquivada administrativamente, tenha como reflexo um processo administrativo em relação a quem a deu início, não tendo sido verificada, nessa análise perfunctória, a intenção do autor de imputar acusação infundada a Delegados da Polícia Federal".

"Ressalte-se que a rejeição da representação não pode excluir a finalidade do autor, que, ao que parece, era a de comunicar eventuais irregularidades de que teve ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior. O fato de tais irregularidades não serem acolhidas, não significa que sua finalidade era de prejudicar os envolvidos. Não há prova nesse sentido", observou o juiz.

Após as duas representações encaminhados ao MPF e à Corregedoria do DPF, foram instaurados nada menos que seis processos administrativos disciplinares e um inquérito policial em desfavor do APF Josias.

Ainda há juízes em Varginha.

A ação foi patrocinada pela assessoria jurídica do Sinpef/MG, com o apoio da Fenapef.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ